Características Gerais

Grade Curricular

Programa de Disciplinas
Corpo Docente
Periódicos Eletrônicos

Coordenador:
Profª Drª Selma Barros Daltro de Castro

E-mail:
pedagogia@fat.edu.br

Telefone:
(75) 3616-9451

Características Gerais

O Curso de Licenciatura em Pedagogia da FAT foi autorizado pela Portaria Ministerial nº 403 de 29/09/2011, publicada no Diário Oficial da União de 03/10/2011. O Curso funciona na sede da Faculdade, na Rua Juracy Magalhães, 222 – Ponto Central – Feira de Santana – Bahia e tem autorização para ofertar 200 vagas anuais, nos turnos vespertino e noturno. Sua carga horária total é de 3.348 (três mil, trezentos e quarenta e oito) horas, que devem ser integralizadas em quatro anos.

Missão

O curso de Pedagogia da FAT tem como missão proporcionar a formação de profissionais da educação criativos, competentes, éticos e humanos, capazes de construir conhecimentos na área, com intuito de contribuir para o desenvolvimento humano e social.  

Objetivos do Curso

O curso de Pedagogia da FAT objetiva a formação do profissional da educação capaz de atuar com ética e compromisso em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo. Além disso, visa a formação desse profissional capaz de reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas; e capaz de identificar problemas socioculturais e educacionais, respeitando as diferenças.

Competências e Habilidades Desejadas

O Curso busca formar profissionais que possuam as seguintes competências e habilidades, conforme diretrizes curriculares vigentes: 

I - atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
II - compreender o seu papel na formação dos estudantes da educação básica a partir  de  concepção  ampla  e  contextualizada  de  ensino  e  processos  de  aprendizagem  e desenvolvimento destes, incluindo aqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
III - trabalhar na promoção da aprendizagem e  do desenvolvimento de sujeitos em  diferentes  fases  do  desenvolvimento  humano  nas  etapas  e  modalidades  de  educação básica;
IV - dominar os conteúdos específicos e pedagógicos e  as abordagens teórico-metodológicas  do  seu  ensino,  de  forma  interdisciplinar  e  adequada  às  diferentes  fases  do desenvolvimento humano;
V  -  relacionar  a  linguagem  dos  meios  de  comunicação  à  educação,  nos
processos  didático-pedagógicos,  demonstrando  domínio  das  tecnologias  de  informação  e comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem;
VI - promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a
família e a comunidade;
VII - identificar  questões  e  problemas  socioculturais  e  educacionais,  com postura  investigativa,  integrativa  e  propositiva  em  face  de  realidades  complexas,  a  fim  de contribuir  para  a  superação  de  exclusões  sociais,  étnico-raciais,  econômicas,  culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras;
VIII - demonstrar  consciência  da  diversidade,  respeitando  as  diferenças  de natureza  ambiental-ecológica,  étnico-racial,  de  gêneros,  de  faixas  geracionais,  de  classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, de diversidade sexual, entre outras;
IX - atuar  na  gestão  e  organização  das  instituições  de  educação  básica, planejando,  executando,  acompanhando  e  avaliando  políticas,  projetos  e  programas educacionais;
X - participar da gestão  das instituições de educação básica, contribuindo para a  elaboração,  implementação,  coordenação,  acompanhamento  e  avaliação  do  projeto pedagógico;
XI - realizar pesquisas que proporcionem conhecimento sobre os estudantes e sua realidade  sociocultural,  sobre  processos  de  ensinar  e  de  aprender,  em  diferentes  meios ambiental-ecológicos, sobre propostas curriculares e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas, entre outros;
XII - utilizar  instrumentos  de  pesquisa  adequados  para  a  construção  de conhecimentos pedagógicos e científicos, objetivando a reflexão sobre a  própria prática  e a discussão e disseminação desses conhecimentos;
XIII - estudar e compreender criticamente as Diretrizes Curriculares Nacionais, além de outras determinações legais, como componentes de formação  fundamentais  para  o exercício do magistério.

Perfil do Egresso

O curso de Pedagogia da FAT objetiva a formação do profissional da educação capaz de atuar com ética e compromisso em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo. Além disso, visa a formação desse profissional capaz de reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas; e capaz de identificar problemas socioculturais e educacionais, respeitando as diferenças existentes na sociedade.

Mercado de Trabalho

As possibilidades de atuação do pedagogo são amplas, em espaços escolares e não-escolares, pois, além da docência e da gestão na escola, o pedagogo tem atuado em hospitais e empresas.

Atividades Complementares

Na Faculdade Anísio Teixeira, as Atividades Complementares têm por finalidade proporcionar ao graduando condições de realizar, concomitantemente às disciplinas da grade curricular, atividades autônomas e flexíveis que contribuam para a formação pessoal e profissional do aluno.  Estas devem se apoiar em mecanismos que ajudem a consolidar, ampliar ou aprofundar a formação básica do aluno.

Estágio Curricular Supervisionado

Em sua dimensão pedagógica, o Estágio Curricular Supervisionando integra Ensino, Pesquisa e Extensão, desenvolvem e produzem conhecimentos, na perspectiva de formar um profissional capaz de atuar na realidade de forma inquiridora e transformadora. Articular-se aos conteúdos de Iniciação à Pesquisa de disciplina específica constante no plano curricular de todos os cursos, e ao trabalho de conclusão de curso, estimula o desenvolvimento de atitude investigativa a ser perseguido como metodológico.
Nesse contexto, é planejado, organizado, acompanhado e avaliado pela Comissão de Estágio Supervisionado (CES), formada por um coordenador e professores orientadores, mediante regulamento próprio, sendo assegurada efetiva participação dos profissionais da educação onde será desenvolvida a respectiva atividade.
Seu planejamento e desenvolvimento dar-se-ão ao longo do curso, de modo a assegurar aos graduandos experiência de exercício profissional em ambientes escolares e não escolares que ampliem e fortaleçam atitudes éticas, conhecimentos e competências, conforme o previsto neste Projeto Pedagógico, prioritariamente em Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na participação em atividades de gestão dos processos educativos, no planejamento, implementação, coordenação e avaliação de atividades e projetos educativos.

Durante o estágio, o licenciando deverá proceder ao estudo e interpretação da realidade educacional do seu campo de estágio, desenvolver atividades relativas à docência e à gestão educacional, em espaços escolares e não-escolares, produzindo uma avaliação desta experiência e sua auto-avaliação.

O Estágio Curricular a ser realizado, ao longo do curso, de modo a assegurar aos graduados, experiência de exercício profissional, em ambientes escolares e não-escolares que ampliem e fortaleçam atitudes éticas, conhecimentos e competências:

  1. Na educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, prioritariamente;
  2. Nas disciplinas pedagógicas dos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal;
  3. Na Educação profissional na área de serviços e de apoio escolar;
  4. Na Educação de Jovens e Adultos;
  5. Na participação em atividades da gestão de processos educativos, no planejamento, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação de atividades e projetos educativos;
  6. Em reuniões de formação pedagógica.

Para a conclusão do curso, a cada aluno é obrigatória a integralização da carga
horária total do estágio prevista no currículo pleno do curso.
g) Acompanhamento e Registro das atividades no Manual do Estagiário

Integralização: Mínimo de 08 semestres
Turno: Vespertino e Noturno
Formação: Licenciatura

 

Componentes do NDE

Profª Drª Selma Barros Daltro de Castro
Profª Msc Luciana Rios da Silva
Profª Msc Rafaela Gonzaga Matos
Profª Msc. Ana Conceição Alves Santiago
Profª Msc. Nancy Santos Caldas

 

FACULDADE ANISIO TEIXEIRA DE FEIRA DE SANTANA
Rua Juracy Magalhães, 222 - Ponto Central - CEP 44032-620 - Feira de Santana - Bahia - Brasil
Telefax: (75) 3616-9451 / E-mail: fat@fat.edu.br
Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001, D.O.U. de 26 de março de 2001.
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