NAD

Núcleo de Apoio ao Docente

Apresentação

Instituído pelo Consac/Fat através da Resolução 003, de 27 de setembro de 2004, o Núcleo de Apoio ao Docente (NAD) se constitui em um centro de ações e decisões de fundamental importância para a consolidação da qualidade pedagógica da Faculdade Anísio Teixeira. Como vetor de aprimoramento da qualidade pedagógica da FAT, a atuação do Núcleo de Apoio ao Docente perpassa desde as instâncias da alta Direção Acadêmica, atravessa os círculos de ação dos Colegiados e deságua no coração da atividade docente, em busca do aprimoramento pedagógico, apoiado no diálogo com os professores e na parceria com os outros núcleos acadêmicos, como o Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Discente e a Comissão Permanente de Avaliação.

Norteadores da Ação

As ações do NAD estão pautadas em dois eixos básicos principais, ou seja, a regulamentação e o processo diagnóstico. O primeiro se baseia na resolução do CONSAC/FAT 003 de 27 de setembro de 2004, que instituiu o NAD nos termos do PDE - Plano de Desenvolvimento Institucional. O segundo, valendo-se de elementos que permitem a constatação de necessidades do corpo docente, gera vetores de planejamento para implementação de estratégias de ação. Como fonte diagnóstica, enumeram-se, por exemplo:

. Os relatórios de avaliação da CPA – Comissão Própria de Avaliação.
. As reuniões periódicas com os coordenadores dos colegiados.
. As frequentes reuniões com a coordenação do Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante - NAPE.
. O atendimento individual aos professores, realizado ordinariamente na sede do NAD.
. As sugestões encaminhadas pela Ouvidoria Geral.

Docente Responsável

Prof. Luiz Alberto da Silva Lima (desde Jul/2018)
Mestre em em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) 2010
Link para acesso ao currículo: http://lattes.cnpq.br/5388459530275257

Prof. Marcos Gilberto Dos Santos (De Fev/2017 a Jun/2018)
Mestre em Aprendizagem Organizacional pela Universidade Salvador (2014).
Doutorando em Formação de Professores e Competência Docente pela Universidade Federal da Bahia.
Link para acesso ao currículo: http://lattes.cnpq.br/7878621743573174

Profª. Dra. Nildecy de Miranda (Fev/2009 a Jan/2017)
(Doutorado concluído na Universidade Federal da Bahia, em 2011)
Link para acesso ao currículo: http://lattes.cnpq.br/5958383299019520


Composição

Coordenador:

Prof. Me Luiz Alberto da Silva Lima

Membros Colegiados:

  • PROF. DR. JOSÉ ERNANE CARNEIRO
  • PROFA. DRA. EDNA PERALTA
  • PROFA ME.  KÁTIA MENEZES
  • PROF. ME. ANTONIO ANILSON
  • PROFA. ME. DEBORA BINTENCOURT ALMEIDA
  • PROFA. ME. ELIZABETE NUNES
  • PROFA. DRA. BARTIRA MARIA VIEIRA
  • PROFA. ME. SILVIA KARLA ALMEIDA SANTOS
  • PROFA. ME. LORENA RAMAHO GALVÃO
  • PROF. ME. ALEXANDRE HINTZ

Objetivos

São objetivos do Núcleo de Apoio ao Docente, conforme estabelece o Plano de Desenvolvimento Institucional:

a) Oferecer apoio didático-pedagógico aos professores dos cursos de graduação, visando à melhoria da qualidade do ensino.

b) Constituir-se num espaço para a reflexão das práticas pedagógicas e de avaliação dos seus objetivos, métodos e estratégias.

c) Propiciar ao corpo docente situações de ensino-aprendizagem onde ele possa continuamente se preparar para o exercício teórico-prático da realidade vigente.

d) Instrumentalizar tecnológica e bibliograficamente os Cursos.

e) Implementar ações de enriquecimento das experiências, pesquisas e práticas de aprendizagem no contexto geral do educando, bem como promover cursos, palestras, seminários, simpósios e workshops que favoreçam as atividades docentes.

f) Propor outras ações que contribuam para promover a qualidade didático-pedagógica.

g) Zelar pela implementação do projeto político-pedagógico da FAT a partir dos princípios contidos na missão institucional.

Atribuições

I-  Prestar apoio aos professores em assuntos relacionados à metodologia de ensino, definição de objetivos e mecanismos de avaliação;

II - Assessorar os professores no processo de elaboração e atualização dos planos de ensino-aprendizagem;

III - Organizar cursos, palestras, seminários e outros eventos que possam contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas;

IV- Articular-se com outros setores da Faculdade e sugerir providências para contornar dificuldades encontradas pelos docentes, especialmente no que se refere a recursos materiais;

V - Criar mecanismos que estimulem a participação do professor em eventos de natureza acadêmica, tais como congressos, encontros e seminários;

VI - Prestar apoio à formulação de novos projetos pedagógicos;

VII - Desenvolver estudos acerca dos principais problemas que afetam a formação dos professores da FAT e promover ações corretivas;

VIII - Auxiliar coordenadores e professores em atividades que tenham por objetivo elevar a qualidade do atendimento prestado ao aluno;

IX - Estreitar as relações entre o corpo docente e os demais segmentos da comunidade acadêmica.

X - Promover encontros periódicos com especialistas com o objetivo de apresentar novas tecnologias educacionais e novas ideias para as práticas pedagógicas;

XI - Desenvolver projetos diversos, tais como lançamentos de livros de professores, divulgação de trabalhos científicos, valorizando os seus autores e divulgando ao máximo o conhecimento interno produzido.

XII - Prestar apoio à elaboração de normas referentes a ensino, estágios, trabalhos de conclusão, atividades de laboratório etc.

XIII - Zelar pelo cumprimento da política de capacitação dos docentes, segundo o Plano de Desenvolvimento Institucional.

Calendário de Atividades

Atualizações em breve.

Contatos

Email: [email protected]
Telefone: (75) 3616- 9433