NAD

Núcleo de Apoio ao Docente

Apresentação

Instituído pelo Consac/Fat através da Resolução 003, de 27 de setembro de 2004, o Núcleo de Apoio ao Docente (NAD) se constitui em um centro de ações e decisões de fundamental importância para a consolidação da qualidade pedagógica da Faculdade Anísio Teixeira. Como vetor de aprimoramento da qualidade pedagógica da FAT, a atuação do Núcleo de Apoio ao Docente perpassa desde as instâncias da alta Direção Acadêmica, atravessa os círculos de ação dos Colegiados e deságua no coração da atividade docente, em busca do aprimoramento pedagógico, apoiado no diálogo com os professores e na parceria com os outros núcleos acadêmicos, como o Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Discente e a Comissão Permanente de Avaliação.

Norteadores da Ação

As ações do NAD estão pautadas em dois eixos básicos principais, ou seja, a regulamentação e o processo diagnóstico. O primeiro se baseia na resolução do CONSAC/FAT 003 de 27 de setembro de 2004, que instituiu o NAD nos termos do PDE - Plano de Desenvolvimento Institucional. O segundo, valendo-se de elementos que permitem a constatação de necessidades do corpo docente, gera vetores de planejamento para implementação de estratégias de ação. Como fonte diagnóstica, enumeram-se, por exemplo:

. Os relatórios de avaliação da CPA – Comissão Própria de Avaliação.
. As reuniões periódicas com os coordenadores dos colegiados.
. As frequentes reuniões com a coordenação do Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante - NAPE.
. O atendimento individual aos professores, realizado ordinariamente na sede do NAD.
. As sugestões encaminhadas pela Ouvidoria Geral.

Coordenação

Profa. Dra. Nildecy de Miranda Nascimento
Doutora em Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura pela Universidade Federal da Bahia, com significativa participação acadêmica em universidades de todo o Brasil e da Europa, entre elas a Universidade de Aveiro, em Portugal, a Universidade de Cádiz, na Espanha e a Universidade de Sorbonne, em Paris, França.

Prof. Marcos Gilberto Dos-Santos (desde 02/2017)
Mestre em Aprendizagem organizacional pela Universidade Salvador (2014).
Doutorando em Formação de Professores e Competência Docente pela Universidade Federal da Bahia.

Docente Responsável

Profª. Dra. Nildecy de Miranda (Fev. 2009 - Jan. 2017)
(Doutorado concluído na Universidade Federal da Bahia, em 2011)
Link para acesso ao currículo: http://lattes.cnpq.br/5958383299019520

Prof. Marcos Gilberto Dos-Santos (desde 02/2017)
Mestre em Aprendizagem Organizacional pela Universidade Salvador (2014).
Doutorando em Formação de Professores e Competência Docente pela Universidade Federal da Bahia.
Link para acesso ao currículo: http://lattes.cnpq.br/7878621743573174

Composição

Coordenadora

Profª. Drª. NILDECY DE MIRANDA

Membros Colegiados

  • PROF. DR. JOSÉ ERNANE CARNEIRO
  • PROFA. DRA. ANA PAULA CAVALCANTI
  • PROFA. DRA ELIANA RIBEIRO DA SILVA
  • PROFA. ME. EDNA PERALTA
  • PROFA ME.  KÁTIA MENEZES
  • PROF. ME. ANDERSON PEREIRA MENDONÇA
  • PROFA. ME. DANIELA RIBEIRO
  • PROFA. ME. KÁTIA SILENE
  • PROFA. ME. ROSIPLÉIA S. SANTOS
  • PROFA. ME. MARIA DAS GRAÇAS FONTES
  • PROF. ME. JOÃO RONALDO TAVARES VASCONCELOS JÚNIOR
  • PROFA. ME. NÍDIA DE OLIVEIRA  BEZERRA
  • PROFA. ME. REJANNE RAMOS

Objetivos

São objetivos do Núcleo de Apoio ao Docente, conforme estabelece o Plano de Desenvolvimento Institucional:

a) Oferecer apoio didático-pedagógico aos professores dos cursos de graduação, visando à melhoria da qualidade do ensino.

b) Constituir-se num espaço para a reflexão das práticas pedagógicas e de avaliação dos seus objetivos, métodos e estratégias.

c) Propiciar ao corpo docente situações de ensino-aprendizagem onde ele possa continuamente se preparar para o exercício teórico-prático da realidade vigente.

d) Instrumentalizar tecnológica e bibliograficamente os Cursos.

e) Implementar ações de enriquecimento das experiências, pesquisas e práticas de aprendizagem no contexto geral do educando, bem como promover cursos, palestras, seminários, simpósios e workshops que favoreçam as atividades docentes.

f) Propor outras ações que contribuam para promover a qualidade didático-pedagógica.

g) Zelar pela implementação do projeto político-pedagógico da FAT a partir dos princípios contidos na missão institucional.

Atribuições

I-  Prestar apoio aos professores em assuntos relacionados à metodologia de ensino, definição de objetivos e mecanismos de avaliação;

II - Assessorar os professores no processo de elaboração e atualização dos planos de ensino-aprendizagem;

III - Organizar cursos, palestras, seminários e outros eventos que possam contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas;

IV- Articular-se com outros setores da Faculdade e sugerir providências para contornar dificuldades encontradas pelos docentes, especialmente no que se refere a recursos materiais;

V - Criar mecanismos que estimulem a participação do professor em eventos de natureza acadêmica, tais como congressos, encontros e seminários;

VI - Prestar apoio à formulação de novos projetos pedagógicos;

VII - Desenvolver estudos acerca dos principais problemas que afetam a formação dos professores da FAT e promover ações corretivas;

VIII - Auxiliar coordenadores e professores em atividades que tenham por objetivo elevar a qualidade do atendimento prestado ao aluno;

IX - Estreitar as relações entre o corpo docente e os demais segmentos da comunidade acadêmica.

X - Promover encontros periódicos com especialistas com o objetivo de apresentar novas tecnologias educacionais e novas ideias para as práticas pedagógicas;

XI - Desenvolver projetos diversos, tais como lançamentos de livros de professores, divulgação de trabalhos científicos, valorizando os seus autores e divulgando ao máximo o conhecimento interno produzido.

XII - Prestar apoio à elaboração de normas referentes a ensino, estágios, trabalhos de conclusão, atividades de laboratório etc.

XIII - Zelar pelo cumprimento da política de capacitação dos docentes, segundo o Plano de Desenvolvimento Institucional.

Calendário de Atividades

Atualizações em breve.

Contatos

Email: nad@fat.edu.br
Telefone: (75) 3616- 9433