Clínica-Escola de Nutrição

Apresentação

A Clínica-Escola de Nutrição da Faculdade Anísio Teixeira (FAT) se destaca, desde a fundação, em 2014, pelo atendimento gratuito e especializado à comunidade de Feira de Santana.

Com infraestrutura moderna e modelo pedagógico multidisciplinar, o local integra ações de ensino, pesquisa e extensão, habilitando os futuros profissionais para a atuação participativa e colaborativa junto à comunidade do município e região.

Os estudantes têm a oportunidade de relacionar a teoria com a prática através de atividades individuais e em equipe multiprofissional, sempre orientados por nutricionistas e psicólogos - professores do curso - durante os atendimentos.

Serviço Oferecidos

A Clínica-Escola de Nutrição oferece serviços nas áreas de avaliação e diagnóstico nutricional, educação nutricional, reeducação alimentar e acompanhamento ambulatorial de indivíduos e grupos específicos da população.

A primeira consulta nutricional, segundo a coordenadora do curso, professora Morgana Evair Nunes Mendes Lopes, ocorre de forma individualizada ou dirigida a grupos específicos. Os participantes (pacientes) recebem orientações para a prática de alimentação saudável, assim como recomendações alimentares para doenças específicas.

Na primeira consulta, os pacientes passam por avaliação e diagnóstico nutricional. Após 15 dias, eles têm direito ao retorno, quando será entregue uma dieta específica e orientações nutricionais para as patologias, a exemplo de diabetes.
 
O processo didático-pedagógico de treinamento do aluno segue critérios exigidos pelo Ministério da Educação (MEC). Primeiramente, é realizado procedimento entre eles mesmos ou levando algum parente. O atendimento é multidisciplinar e envolve estudantes dos cursos de Nutrição e de Psicologia.
 
Todo o suporte teórico é repassado nas disciplinas Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica e Ambulatório de Clínica, ministradas pelas nutricionistas Michele dos Santos Lima, professora Mestre da FAT, e por Mayara Cordeiro Oliveira Fernandes, que também integra o corpo docente da Instituição.
 
Ainda, o corpo discente recebe orientação em Nutrição e Atividade Física, sob a supervisão do professor Robert Figueroa de Jesus; Nutrição Humana Aplicada à Dietética II, com a professora Mestre Morgana Teixeira Lima Mascarenhas, e Nutrição Humana Aplicada à Dietética III, através da docente Marijara Vilas Boas Silva.
 
O objetivo da FAT é proporcionar a formação do profissional cidadão, capaz de interagir com a sociedade por meio da correta aplicação dos conhecimentos de nutrição, sob a perspectiva crítica da realidade. Além disso, os alunos participam de oficinas direcionadas à promoção da saúde e à capacitação profissional, bem como desenvolver segurança e independência profissional.

Contatos

Endereço:
A v. João Durval Carneiro, n° 1869 - Ponto Central (Empresarial Rosilda Dantas) - Feira de Santana - Bahia

Horário de Funcionamento:
Terças e quintas (manhã e tarde), das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h
Quarta-feira (manhã), das 9h30 às 12h

Telefone:
(75) 3025-6204

O agendamento das consultas pode ser realizado pelo telefone durante o horário de atendimento, ou pessoalmente.