Sobre o curso

O Curso de Engenharia de Produção da FAT foi autorizado pela Portaria Ministerial nº 372, de 30 de agosto de 2011, publicada no Diário Oficial da União de 31 de agosto do mesmo ano, ou seja, pelo mesmo instrumento que autorizou o funcionamento da FAT. O Curso funciona na sede da Faculdade, na Rua Juracy Magalhães, 222 ? Ponto Central ? Feira de Santana ? Bahia e tem autorização para ofertar 100 vagas anuais, no turno noturno. Sua carga horária total é de 3.762 (três mil, setecentos e sessenta e duas) horas, que devem ser integralizadas em cinco anos.

Mercado de Trabalho

Quanto às áreas de atuação profissional, o engenheiro de produção pode atuar em:

? Indústrias de automóveis, eletrodomésticos, de equipamentos, etc. enfim, setores que fabricam algum tipo de produto;
? Empresas de serviços tais como: empresas de transporte aéreo, transporte marítimo, construção, consultoria em qualidade, hospitais, consultoria em geral e cursos;
? Instituições e empresas públicas tais como: Correios, Petrobrás, Agência Nacional de Energia, Agência Nacional de Petróleo, BNDES;
? Empresas privadas de petróleo, usinas de açúcar, empresas de telefonia, agroindústrias, indústrias de alimentos, bancos (parte operacional), seguradoras e fundos de pensão;
? Bancos de investimento (na análise de investimentos).


Duração
10 semestres
Titulo
Bacharelado
Turno
Noturno

Missão

A missão do Curso de Engenharia de Produção da FAT é possibilitar aos formandos a análise, concepção, instalação e otimização de sistemas sociotecnológicos, vistos como organizações em que pessoas, materiais, informação, equipamentos, processos e/ou energia interagem de forma integrada através dos ciclos de vida de seus produtos, serviços ou programas. Os engenheiros formados deverão estar imbuídos da competência crítica. Portanto, a FAT está comprometida com a formação de profissionais capazes de tratar dos problemas contemporâneos se a competição global continuar a impor mudanças na forma com que as organizações deverão operar a produção, a comercialização e a distribuição de produtos.

Objetivo

O Objetivo do curso de Engenharia de Produção é formar um profissional com visão sistêmica adequada para fazer a ligação entre as diversas etapas constituintes das cadeias produtivas. Através do ferramental da área, o Engenheiro de Produção pode fazer algo como:

a) Domínio dos conceitos fundamentais indispensáveis ao exercício da profissão de engenheiro associados à capacidade de enfrentar e solucionar problemas da área e de buscar contínua atualização e aperfeiçoamento.
b) Sólida formação básica e profissional geral, incluindo aspectos humanísticos, sociais, éticos e ambientais, uma visão holística da realidade e consciência da necessidade de contínua atualização profissional.
c) Conhecimento em engenharia de produção e áreas afins de modo a permitir exercer a profissão em diferentes ramos como industrial, comercial, serviços, acadêmico e magistério, além de capacidade de trabalhar em equipe e espírito empreendedor.
d) Formação abrangente nas diversas áreas da Engenharia de Produção e domínio de técnicas básicas de gerenciamento e administração de recursos humanos e materiais utilizados no exercício da profissão.
e) Capacidade para resolver problemas concretos, modelando situações reais, fazendo abstrações e adequando-se a novas situações.
f) Capacidade de análise de problemas e síntese de soluções integrando conhecimentos multidisciplinares.
g) Capacidade de elaboração de projetos e proposições de soluções técnicas e economicamente competitivas.
h) Visão crítica da ciência, postura ética no exercício da profissão, atenção às questões sociais e ambientais, capacidade de comunicação oral e escrita.
i) Competência técnica suficiente de modo a lhe permitir uma visão geral e consistente do sistema de produção onde atua e do mercado onde o mesmo está inserido, de modo a antecipar e participar do processo de transformação dos mesmos.

Competências e Habilidades

A implementação da proposta curricular implicará ao aluno egresso do Curso de Engenharia de Produção da FAT ser capaz de:

1. Dimensionar e integrar recursos físicos, humanos e financeiros a fim de produzir, com eficiência e ao menor custo, considerando a possibilidade de melhorias contínuas;
2. Utilizar ferramental matemático e estatístico para modelar sistemas de produção e auxiliar na tomada de decisões;
3. Projetar, implementar e aperfeiçoar sistemas, produtos e processos, levando em consideração os limites e as características das comunidades envolvidas;
4. Prever e analisar demandas, selecionar tecnologias e know-how, projetando produtos ou melhorando suas características e funcionalidade;
5. Incorporar conceitos e técnicas da qualidade em todo o sistema produtivo, tanto nos seus aspectos tecnológicos quanto organizacionais, aprimorando produtos e processos, e produzindo normas e procedimentos de controle e auditoria;
6. Prever a evolução dos cenários produtivos, percebendo a interação entre as organizações e os seus impactos sobre a competitividade;
7. Acompanhar os avanços tecnológicos, organizando-os e colocando-os a serviço da demanda das empresas e da sociedade;
8. Compreender a inter-relação dos sistemas de produção com o meio ambiente, tanto no que se refere à utilização de recursos escassos quanto à disposição final de resíduos e rejeitos, atentando para a exigência de sustentabilidade;
9. Utilizar indicadores de desempenho, sistemas de custeio, bem como avaliar a viabilidade econômica e financeira de projetos;
10. Gerenciar e otimizar o fluxo de informação nas empresas utilizando tecnologias adequadas.

E como habilidades:
? Compromisso com a ética profissional;
? Iniciativa empreendedora;
? Disposição para autoaprendizado e educação continuada;
? Comunicação oral e escrita;
? Leitura, interpretação e expressão por meios gráficos;
? Visão crítica de ordens de grandeza;
? Domínio de técnicas computacionais;
? Domínio de língua estrangeira;
? Conhecimento da legislação pertinente;
? Capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares;
? Capacidade de identificar, modelar e resolver problemas.
? Compreensão dos problemas administrativos, socioeconômicos e do meio ambiente;
? Responsabilidade social e ambiental.

Perfil do Egresso

O perfil desejado para o egresso do curso é o de uma sólida formação científica e profissional geral que capacite o engenheiro de produção a identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento do trabalho e de sistemas de produção de bens e/ou serviços, considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

Atividades Complementares

O Projeto Pedagógico do curso de Engenharia de Produção da FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA, ciente da importância de outras atividades acadêmicas na formação do profissional da área de engenharia, reservou um total de 90 horas para a realização de atividades complementares. Compreende-se que tais atividades ampliam os conteúdos das disciplinas que integram o currículo, levando a uma formação interdisciplinar e multidisciplinar, tais como: participação em projetos institucionais de extensão ou iniciação científica orientadas por docentes; monitorias de ensino em disciplinas pertencentes à grade curricular; participação na Empresa Junior vinculada ao Curso de Engenharia de Produção; publicação de artigo científico em revista especializada; participação em eventos relacionados à área ou áreas afins (jornadas, seminários, congressos), como ouvinte, monitor ou em comissão de realização de eventos; participação em eventos técnico-científicos com apresentação de trabalhos; representação estudantil nos diversos órgãos da Faculdade; participação em Diretório Central dos Estudantes e Diretório Acadêmico; outras atividades reconhecidas pelo Colegiado do Curso.

Grade Curricular

A organização curricular, de acordo com a Resolução CNE/CES nº11/2002, é constituída por um núcleo comum de formação, estabelecendo uma base homogênea de formação e uma capacitação básica e generalista para lidar com os conteúdos das Engenharia, enquanto campo de conhecimento e atuação, garantindo um domínio básico de conhecimentos.

O currículo do Curso de Engenharia Civil da FAT foi concebido para promover a formação um profissional que seja capaz de:

a) Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
b) projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
c) conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
d) planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
e) identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
f) desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
g) supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
h) avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
i) comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
j) atuar em equipes multidisciplinares;
k) compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;
l) avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
m) avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
n) assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

O Curso foi orientando, de acordo com as características da economia baiana, para o setor de serviços e para o setor da construção civil. Dentro dessa linha, as matérias tecnológicas foram projetadas para o atendimento às demandas de uma indústria de construção civil.

I. FORMAÇÃO BÁSICA

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
ENGC002 - Cálculo A 72
ENGC003 - Introdução ao Cálculo Vetorial 72
ENGC009 - Cálculo B 72
ENGC018 - Cálculo Numérico em Computadores A 72
ENGC0015 - Cálculo C 72
ENGC008 - Física Teórica A 72
ENGC013 - Física Teórica B 72
ENGC011 - Física Experimental A 72
ENGC017 - Física Experimental B 72
ENGC019 - Química Tecnológica 72
ENGC004 - Fundamento de Desenho Técnico 72
ENGC007 - Desenho de Construção Civil 72
ENGC016 - Estatística A 72
SUBTOTAL 936

II.FORMAÇÃO PROFISSIONAL GERAL

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
ENGC001 - Introdução à Engenharia Civil 72
ENGC010 - Geologia 72
ENGC020 - Mecânica dos Sólidos 72
ENGC021 - Mecânica dos Fluidos 72
ENGC022 - Materiais para Construção I 72
ENGC024 - Topografia 72
ENGC025 - Resistência dos materiais 72
ENGC023 - Eletrotécnica geral 72
ENGC026 - Análise estrutural 72
ENGC031 - Gestão do Meio Ambiente 72
ENGC029 - Materiais para Construção II 72
ENGC030 - Hidrologia 72
ENGC031 - Hidráulica 72
ENGC032 - Concreto I 72
ENGC033 - Construção Civil I 72
ENGC034 - Mecânica dos Solos I 72
ENGC035 - Arquitetura e Urbanismo 72
ENGC036 - Concreto II 72
ENGC038 - Saneamento 72
ENGC039 - Mecânica dos Solos II 72
ENGC040 - Fundações 72
ENGC041 - Proj. de Estradas e Vias Urbanas I 72
ENGC042 - Estrutura de Aço 72
ENGC043 - Estrutura em Madeira 72
ENGC045 - Proj. de Estradas e Vias Urbanas II 72
ENGC035 - Arquitetura e Urbanismo 72
SUBTOTAL 1.872

IV. FORMAÇÃO PROFISSIONAL COMPLEMENTAR

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
   
ENGC005 - Metodologia do Trabalho Científico 72
ENGC006 - Análise Econômica 72
ENGC014 - Int. à Tec. da Informação 72
ENGC015 - Psicologia Aplicada à Engenharia 72
ENGC028 - Gerência de Projetos 72
ENGC046 - Ergonomia e Segurança do Trabalho 72
ENGC044 - Estágio Supervisionado 216
ENGC047 - TCC 72
SUBTOTAL 720

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
ATIVIDADE EXTRA CURRICULAR 200

V. DISCIPLINAS  OPTATIVAS

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
ENGC048 - Administração de Pessoas 72
ENGC049 - Pesquisa Operacional B 72
ENGC050 - Adm. de Sistemas de Informação 72
ENGC051 - Iniciação Empresarial 72
ENGC052 - Adm. Financeira e Orçamento 72
ENGC053 - Termodinâmica Aplicada 72
ENGC054 - Técnicas de Auxílio à Decisão 72
ENGC055 - Gerência de Materiais 72
ENGC056 - Gestão da Produtividade 72
ENGC057 - Economia da Energia 72
ENGC058 - Economia dos Recursos Hídricos 72
ENGC059 - Economia do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais 72
ENGC060 - Organização Industrial 72
ENGC061 - Contabilidade e Análise de Custos 72
ENGC062 -  Relações Étnico e Gênero 72
ENGC063 - Linguagem de Sinais Brasileira- LIBRAS 72
ENGC064 - Direitos Humanos 72
ENGC065 - Computação Gráfica Aplicada Á Projetos de Engenharia 72
ENGC066 - Estruturas de concreto Protendido 72
ENGC067 - Cálculo de pontes e Viadutos 72
ENGC068 - Projeto de Estradas e Urbanismo III 72
ENGC69 - Patologia e Terapêutica das Construções 72
EM|GC070 - Planejamento e Controle de Obras 72
ENGC071 - Planejamento de Obras Publicas 72
ENGC072 - Qualidade e produtividade na Engenharia 72
ENGC073 - Sistemas de Drenagem 72
ENGC074 -  Barragens de terra 72
ENGC075 - Gerenciamento dos Resíduos Sólidos Urbanos 72
SUBTOTAL 144
TOTAL GERAL 3872