Sobre o curso

O Curso de Medicina Veterinária da FAT foi autorizado pela Portaria Ministerial nº 1.687, de 24 de novembro de 2009, publicada no Diário Oficial da União de 25 de novembro do mesmo ano. O Curso funciona em três ambientes acadêmicos, um no módulo 4 da FAT, situado na Rua Juracy Magalhães, Ponto Central ? Feira de Santana ? Bahia, temos também a Clínica-Escola de Animais Domésticos, onde os nossos alunos realizam as aulas práticas de semiologia, clínica e cirurgia de cães e gatos e, por último, temos a Fazenda-Escola da FAT, com aulas práticas de grandes animais (cavalos, bovinos, ovinos, caprinos, entre outras espécies animais). O curso possui, ainda, laboratórios de Anatomia Animal, Patologia e Nutrição animal. Nosso curso tem autorização para ofertar 100 vagas anuais, no turno noturno. Sua carga horária total é de 4.370 (quatro mil, trezentos e setenta) horas, que devem ser integralizadas em cinco anos.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho do médico veterinário é um dos mais promissores e um dos mais amplos entre as profissões do mundo moderno. Este profissional, além de atuar na clínica e na promoção da saúde de diversas espécies animais, também trabalha com nutrição, produção e reprodução dos animais. Dentro do seu contexto profissional, também assume um papel dos mais destacados na contribuição do desenvolvimento social e econômico deste pais, notadamente pelas suas atividades na áreas de saúde pública e produção de alimentos. No exercício da profissão, o veterinário, por lei, além de outras atividades, deve atuar na defesa, inspeção e higiene alimentar não somente dos animais como também na saúde pública dos municípios, Estados e Federação.

Duração
10 semestres
Titulo
Bacharelado
Turno
Noturno
Coordenação

Prof. Dr. Márcio Costa Reis
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/7563386212551664

Missão

O curso de Medicina Veterinária da FAT tem a responsabilidade precípua de formar profissionais ecléticos e generalistas dentro dos princípios éticos e do bem estar animal, observando as prerrogativas do equilíbrio e preservação ambiental. A formação acadêmica deve proporcionar aos alunos as informações básicas, fundamentais e profissionalizantes à luz de conhecimentos científicos capazes de propiciar-lhes a livre escolha de suas futuras atividades profissionais, nas áreas da saúde, produção, pesquisa e ensino dos vários setores da demanda Regional ou Nacional. A finalização do curso com os estágios obrigatórios e o trabalho de conclusão de curso (TCC) possibilitará aos alunos dirigirem seus conhecimentos e aprendizagem, na busca de suas definições profissionais.

Objetivo

O objetivo principal do curso de Medicina Veterinária é formar profissionais ecléticos e generalistas dentro dos princípios éticos e do bem estar animal, observando as prerrogativas do equilíbrio e preservação ambiental. Busca-se também preparar o aluno para o constante desafio de aprender a aprender, já que esta é uma das habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho, mercado esse cada vez mais exigente na busca de um profissional competente, responsável e, principalmente, humano, antenado aos problemas da sua comunidade. Em especial, o curso de Medicina Veterinária da FAT, busca, através de metodologias ativas e utilizando competências humanas, interagir o estudo teórico-prático da Medicina Veterinária. Sobretudo, o Curso tem por objetivo formar cidadãos preocupados em resolver problemas, apresentando soluções viáveis à sociedade local, dando ênfase aos problemas do nordeste brasileiro.

Competências e Habilidades

O Curso busca formar profissionais que possuam as seguintes competências e habilidades gerais e específicas, conforme diretrizes curriculares vigentes:

a) Habilidades e Competências Gerais

- Capacidade de raciocínio lógico, de observação, de interpretação e de análise crítica de dados e informações, bem como dos conhecimentos essenciais de Medicina Veterinária, para identificação e resolução de problemas;
- Capacidade de boa expressão em Língua Portuguesa;
- Noção dos fatos sociais, culturais, políticos e da economia agropecuária e agroindustrial;
- Conhecimento da teoria e história das ciências biológicas, agrárias e da medicina veterinária.

b) Habilidades e competências específicas:

- Identificar e classificar os agentes etiológicos, bem como compreender e elucidar a patogenia das diferentes doenças que acometem os animais;
- Elaborar e interpretar laudos técnicos;
- Elaborar, executar e gerenciar projetos agropecuários, de tecnologia de produtos de origem animal e de participação do Médico Veterinário na Saúde Pública;
- Programar, orientar e aplicar as modernas técnicas de criação, manejo, nutrição, alimentação, melhoramento genético, produção e reprodução animal;
- Planejar, executar e participar de projetos relacionados à saúde animal, saúde pública, tecnologia de produtos de origem animal, biotecnologia da reprodução e produção animal;
- Relacionar-se com os diversos segmentos sociais e atuar em equipes multidisciplinares, na defesa do meio ambiente e do bem estar social.

Perfil do Egresso

Médico Veterinário, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação às atividades inerentes ao exercício profissional, no âmbito de seus campos específicos de atuação em saúde animal e clínica veterinária; saneamento ambiental e medicina veterinária preventiva, saúde pública e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; zootecnia, produção e reprodução animal e ecologia e proteção ao meio ambiente. Ter conhecimento dos fatos sociais, culturais e políticos da economia e da administração agropecuária e agroindustrial. Capacidade de raciocínio lógico, de observação, de interpretação e de análise de dados e informações, bem como dos conhecimentos essenciais de Medicina Veterinária, para identificação e resolução de problemas.

Atividades Complementares

O Projeto Pedagógico do curso de Medicina Veterinária da FAT, considerando a importância de outras atividades acadêmicas na formação do profissional Médico Veterinário, reservou um total de 216 horas para a realização de atividades complementares obrigatórias.

Consideram-se Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares (AACC) aquelas promovidas pela FAT, ou por qualquer outra instituição devidamente credenciada, classificadas nas seguintes modalidades:

I - Grupo 1: Atividades vinculadas ao ENSINO;
II- Grupo 2: Atividades vinculadas à PESQUISA;
III - Grupo 3: Atividades vinculadas à EXTENSÃO;
IV - Grupo 4: Atividades vinculadas ao serviço comunitário;
V - Grupo 5: Atividades vinculadas à representação estudantil.

Grade Curricular

Os princípios norteadores da grade curricular do curso de Medicina Veterinária da FAT:

  1. Nossa grade curricular tem como objetivo principal formar Médicos Veterinários generalistas, humanistas, críticos e reflexivos, aptos a compreenderem e traduzirem as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação às atividades inerentes ao exercício profissional.
  2. Permitir a educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais  devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais.
  3. Contemplar as constantes mudanças conceituais e evolução tecnológica apresentadas no contexto mundial;
  4.  Incentivar o senso crítico e as informações que estão sendo oferecidas durante a graduação e no exercício profissional.
  5. Contemplar as competências, habilidades e conteúdos curriculares desenvolvidos tendo como referência as Diretrizes Curriculares do estudo da profissão.
  6. Fortalecer as metodologias ativas e os critérios para acompanhamento e avaliação do processo ensino-aprendizagem, continuamente.
  7. Mediar e articular a relação da teoria com a prática no aprendizado da profissão, estimulando o egresso a aprender fazendo.

GRADE CURRICULAR

1º Semestre

Disciplina

Carga Horária
Anatomia Animal I 20h
 Biofísica 54h
 Estatística Básica 54h
 Histologia Animal I 72h
 Iniciação a Medicina Veterinária 72h
 Metodologia Cientifica 36h
 Química Geral e Analítica 72h

 Total do 1º Semestre

468h

 

 

2º Semestre

Disciplina

Carga Horária
 Anatomia e Fisiologia de Monogástricos 90h
 Anatomia e Fisiologia de Poligastricos 90h
 Bioestatística 54h
 Bioquímica I 72h
 Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente 36h
 Embriologia 36h
 Histologia Animal II 90h

 Total do 2º Semestre

468h

 

3º Semestre

Disciplina

Carga Horária
 Anatomia e Fisiologia de Aves 72h
 Anatomia e Fisiologia Reprodutiva de Mamíferos 54h
 Bioquímica II 90h
 Genética Animal 90h
 Microbiologia I 72h
 Parasitologia I 72h

 Total do 3º Semestre

450h

 

4º Semestre

Disciplina

Carga Horária
 Anatomia Patológica I 90h
 Farmacologia Veterinária 54h
 Imunologia Animal 54h
 Melhoramento Animal 54h
 Microbiologia II 72h
 Parasitologia II 72h
 Virologia e Micologia 72h

 Total do 4º Semestre

468h

 

5º Semestre

Disciplina

Carga Horária
 Anatomia Patológica II 90h
 Doenças Infecto-contagiosas 20%h
 Patologia Clínica 90h
 Farmacodinâmica 36h
 Terapêutica 36h
 Semiologia 90h

 Total do 5º Semestre

450h

 

6º Semestre

Disciplina

Carga Horária
 Anestesiologia 54h
 Clinica de Pequenos 72h
 Clinica de Ruminantes 72h
 Patologia e Clínica Cirúrgica 54h
 Clinica de Eqüinos 54h
 Técnica Cirúrgica 90h
 Iniciação a zootecnia 36h

 Total do 6º Semestre

432h

 

7º Semestre

Disciplina

Carga Horária
 Bovinocultura de Corte 54h
 Bovinocultura de Leite 54h
 Forragicultura 72h
 Eqüinocultura 54h
 Nutrição de Monogástricos 54h
 Inspeção e Tecnologia de Produtos de origem animal 90h
 Nutrição de Poligástricos 72h

 Total do 7º Semestre

450h

 

8º Semestre

Disciplina

Carga Horária
 Fisiopatologia da Reprodução 72h
 Ginecologia e Obstetrícia 54h
 Ovinocultura e Caprinocultura 72h
 Piscicultura e Ranicultura 36h
 Toxicologia 54h
Epidemiologia e Saúde Pública 90h
Patologia Aviária e Suína 72h

 Total do 8º Semestre

450h

 

9º Semestre

Disciplina

Carga Horária
 Apicultura e Cunicultura 36h
 Avicultura 54h
 Clinica de Aves e Animais Silvestres 54h
 Comunicação, Extensão, Gestão Rural e cidadania (cultura indígena e afro-brasileira) 36h
 Deontologia e Bem Estar Animal 36h
 Suinocultura 54h
 Defesa Sanitária Animal 54h
Optativa 1 (Práticas Integradoras na Reprodução Animal) OU Optativa 2 ( Libras ). 72h

 Total do 9º Semestre

396h

 

10º Semestre

Disciplina

Carga Horária
 Atividades Complementares 216
 Estagio Supervisionado com Monografia 480

 Total do 10º Semestre

576

 

 Carga Horária Total do Curso

4.764h