Sobre o curso
A Comunicação é um recurso econômico, cultural e político fundamental na sociedade, devendo sua utilização ser objeto de planejamento racional, levando em conta os interesses dos diversos setores da sociedade. Em épocas de turbulências econômico-sociais, mudanças e incertezas torna-se uma das mais importantes áreas da atividade humana, onde o esforço cooperativo do homem aparece como base fundamental da sociedade. A eficácia da comunicação depende principalmente da capacidade daqueles que exercem a função de comunicar. O avanço tecnológico e o desenvolvimento do conhecimento humano só produzirão efeitos satisfatórios se o gerenciamento da comunicação for qualificado, eficiente, efetivo e eficaz. Daí a concepção dos cursos de comunicação com suas habilitações ser de maior importância, principalmente por se apresentarem como solução para problemas no universo da prestação de serviços.
O curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana tem duração de quatro anos. O aluno conhecerá as técnicas de criação de mensagens publicitárias em disciplinas como, criação e redação publicitária, fotografia, direção de arte e produção gráfica, adequando-as às diferentes linguagens da propaganda: comercial, institucional ou política; vai aprender a produzir anúncios impressos e comerciais para rádio e televisão, definir estratégias de mercado, elaborar planos de mídia, planilhas de custo e outras ações necessárias à prática da profissão.
Preocupa-nos, ainda, a construção do saber próprio do campo da comunicação publicitária integrado aos diversos segmentos de uma comunicação integrada, possibilitando a formação de um profissional apto a trabalhar não apenas em agências de publicidade, mas em veículos, fornecedores e clientes, bem como em assessoria de comunicação e planejamento estratégico de comunicação.
Dessa forma, então, o curso de Comunicação Social da Faculdade Anísio Teixeira entende a comunicação publicitária enquanto campo de encontro de diversas áreas de conhecimento, no qual os fenômenos da comunicação mercadológica devem ser pensados como uma fundamentação plural do pensamento. Assim, buscar desenvolver em seus alunos um saber integrado e articulado com outras áreas de conhecimento que integram o rol de interesse dos estudos em comunicação é preocupação constante no projeto de ações educacionais da instituição e do curso.
Além disso, as disciplinas optativas promovem, durante o curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, uma reflexão sobre a inclusão social e os problemas socioculturais em observância aos direitos humanos e à promoção da igualdade. O curso consolida no estudante a responsabilidade social, considerando que inclusão implica participação ativa no grupo social pautada no respeito à diversidade individual e à pluralidade cultural.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho na Bahia acompanha uma tendência nacional com algumas vantagens adicionais para o estado. A região de Feira de Santana, o segundo mais importante pólo econômico do estado, com mais de 470 mil habitantes e uma área de mais de 1,3 mil Km2, a apenas 108 Km de Salvador atrai empresas de diversos setores como Pirelli Pneus, Jossan da Bahia, Cervejaria Kaiser, Refrigerantes da Bahia (Coca-Cola), Locarpe Embalagens, Nestlé, Avipal Nordeste S/A, Química Geral do Nordeste, Belgo Bekaert Nordeste, Primor.
Na realidade, Feira de Santana, pela sua localização estratégica cortada por três rodovias federais (BR 101, 116 e 324) e quatro estaduais (BA 052, 502, 503, 504), lidera uma região de 96 municípios e mais de 2,7 milhões de habitantes. Sua economia é diversificada, possuindo força em setores como agropecuária, comercio, indústria e de serviços de apoio urbano. A cidade ostenta posição de centro distribuidor da produção regional e pólo de negócios e atividades dinâmicas. A educação superior também acompanha este processo de expansão. Além da UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana, o município possui sete faculdades particulares, incluindo a FAT - Faculdade Anísio Teixeira.
Dessa forma, mercado de trabalho para os profissionais de comunicação é grande não só no Brasil como especificamente na Bahia, onde, nos últimos anos, inúmeros jornais, revistas, emissoras de rádio e TV estão sendo instalados, abrindo um canal maior para a apresentação dos apelos e soluções profissionais. As agências têm se multiplicado, criando maiores possibilidades de aproveitamento desse profissional que a cada dia atua junto a instituições públicas ou privadas criando meios de relacioná-las com o seu público alvo seja mostrando a sua eficácia (atendimento), ou a sua imagem (institucional).
Em Feira de Santana, existe uma repetidora da TV Bahia, afiliada à Rede Globo, TV Subaé, e um campo de trabalho que conta com mais de vinte e quatro agências (a maior parte filiada a ABAP-BA e Associação Baiana do Mercado Publicitário), sete emissoras de rádio, entre AM e FM, um jornal diário, três semanários e três revistas, que circulam em Feira de Santana e cidades vizinhas.
Assim, os principais setores de atuação para o profissional da área são agências de publicidade e propaganda, assessorias de comunicação, departamentos de marketing em empresas e organizações, produtoras de vídeo, estúdios fotográficos especializados publicidade, bureaus de mídia, editoras, jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão, empresas de promoção e eventos, empresas de tecnologia virtual (internet), redes sociais, veículos alternativos, institutos de pesquisa, etc.
8 semestres
Bacharelado
Vespertino e Noturno
Naiara Moura Pinto
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http://lattes.cnpq.br/6926207402028019