Sobre o curso

A alimentação saudável e a sua relação com o bem-estar e a qualidade de vida, são um dos temas mais comentados na atualidade. A população tem se preocupado mais a cada com o autocuidado e alimentação é dos principais pré-requisitos de cuidados com a saúde. Diante disso, o nutricionista tem assumido papel de destaque no mercado. A Faculdade Anísio Teixeira proporciona a formação de um profissional nutricionista comprometido com a saúde das pessoas e apto a planejar, coordenar, gerenciar e executar ações de segurança alimentar e nutricional, educação nutricional e vigilância sanitária. Suas ações são direcionadas por princípios éticos e humanitários.

Para que seu egresso obtenha tais características, a Faculdade Anísio Teixeira tem por finalidade precípua, promover formação profissional de excelência. Destina-se, pois, a fornecer instrumentos para a capacitação de acadêmicos com perfil generalista e com percepção crítica da realidade socioeconômica, cultural e política do país e da região em que vivem. Os conteúdos essenciais para a formação do nutricionista devem estar relacionados com todo o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, proporcionando o desenvolvimento de competências e habilidades gerais (disciplinas das Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Sociais, Humanas e Econômicas) e específicas (Ciências da Alimentação e Nutrição), ao alcance da integralidade das ações do cuidar em Nutrição e Alimentação.

A FAT instrumentaliza o estudante de nutrição de maneira a capacitá-los a compreender e equacionar as múltiplas variáveis associadas à alimentação e nutrição, por meio de uma visão multissetorial e comunitárias abrangendo grandes áreas do conhecimento humano como as ciências biológicas e da saúde, a tecnologia de alimentos, as ciências sociais e agrárias. Em conjunto, este corpo de conhecimentos adquiridos propiciará ao aluno construir uma base sólida para a aquisição contínua e eficaz de conhecimentos específicos da área de nutrição, contribuindo para a construção e produção de um saber investigativo, crítico e interdisciplinar. Com essa bagagem o profissional formado é capaz de planejar, coordenar, gerenciar e executar ações de segurança alimentar e nutricional, educação nutricional e vigilância sanitária, sendo ainda comprometido com a saúde das pessoas e com princípios éticos e humanitários.

A orientação para uma alimentação saudável em todas as faixas etárias e estados fisiológicos como gestação e lactação para manutenção ou recuperação da saúde, faz-se um grande desafio profissional. Na FAT o nutricionista sai apto a vencer esses desafios, além de outros, tais como, o de manter o monitoramento da criação de políticas públicas que promovam o direito humano à alimentação saudável e fazer com que o praticante de atividade física tenha melhorias na performance.


Mercado de Trabalho

A atividade de nutrição abraça uma diversidade de campos de atuação que favorece sua colocação no mercado de trabalho diante das várias possibilidades de atuação profissional. Tais como:

NUTRIÇÃO CLÍNICA - na área de Nutrição Clínica; desenvolvendo atividades em hospitais, clínicas, ambulatórios, instituições de longa permanência para idosos, bancos de leite humano e lactários, Spa, centrais de terapia nutricional, atendimento domiciliar (personal diet / home care), podendo aqui também direcionar suas atividades para o alcance de objetivos estéticos.

ALIMENTAÇÃO COLETIVA - em unidades de alimentação e nutrição de indústrias e hospitais, alimentação escolar, escolas e universidades, restaurantes comerciais, hotéis, hotelaria marítima, comissárias, serviços de buffet e de alimentos congelados. empresas de comércio de cestas básicas de alimentos, na vigilância sanitária de alimentos, na vigilância epidemiológica.

SAÚDE COLETIVA - atividades de alimentação e nutrição realizadas em políticas e programas governamentais e/ou institucionais, de atenção básica à saúde e de vigilância sanitária.

NUTRIÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA (OU NUTRIÇÃO EM ESPORTES) - atividades relacionadas alimentação e à nutrição para indivíduos ativos (praticantes de atividade física) e/ou atletas (esportes individuais e/ou em equipes), em academias, clubes esportivos e similares.

INDÚSTRIA DE ALIMENTOS - atividades de desenvolvimento e produção de produtos relacionados à alimentação e à nutrição.v

MARKETING NA ÁREA DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO - atividades de marketing e publicidade científica relacionadas à alimentação e nutrição.

DOCÊNCIA - atividades de ensino, extensão, pesquisa e coordenação relacionadas à alimentação e à nutrição.


Duração
8 semestres
Titulo
Bacharelado
Turno
Matutino e Noturno

Missão

Contribuir com a sociedade por meio da formação de nutricionistas cidadãos, éticos e socialmente responsáveis. Produzir e socializar o conhecimento da Nutrição, a partir do ensino, pesquisa e extensão. Estabelecer parcerias com a comunidade em busca de soluções para problemas locais, regionais e globais. Formar profissionais aptos a desenvolver atividades técnicas e científicas no campo da nutrição e alimentação humana, de modo a promoverem, preservarem e recuperarem a saúde da comunidade, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida de indivíduos e de coletividades.

Objetivo

O curso de graduação em Nutrição da FAT busca promover formação profissional de excelência estruturado nas relações entre o homem, o alimento e o meio ambiente. Nesta tríade busca-se um cenário de interação entre os diferentes componentes da cadeia alimentar, como instrumento de modificação na alimentação e nutrição de indivíduos e de diferentes grupos populacionais e etários. Para tanto, o curso busca formar profissionais nutricionistas, generalistas, humanistas e críticos, capacitados a atuar, visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.

Competências e Habilidades

O Curso busca formar profissionais que possuam as seguintes competências e habilidades, conforme diretrizes curriculares vigentes:

a) Ser capaz de administrar e coordenar programas de alimentação em hospitais, escolas, restaurantes comerciais, empresas, instituições de longa permanência, creches, entre outros.
b) Ser capaz de atender o paciente hospitalizado, atuar no banco de leite humano, lactário, Equipe Multidisciplinar em Terapia Nutricional.
c) Ser capaz de prestar atendimento nutricional a pacientes em consultórios, spas, asilos, clínicas, personal diet, academias, clínicas de estética.
d) Ser capaz de prestar assistência e transmitir a educação nutricional a indivíduos sadios e enfermos, e a coletividades, por meio de campanhas, programas, pesquisas e atendimento em Nutrição ou em conjunto com profissionais de outras áreas.
e) Atuar como Conselheiros de saúde, Fiscais sanitários e Gestores de programas governamentais na atenção básica em saúde, instituições privadas e públicas, ambulatórios de Nutrição, vigilância sanitária.
f) Ser capaz de planejar e controlar a qualidade das refeições, no treinamento de funcionários, na administração de custos e no desenvolvimento de documentos (manual de boas práticas, POPs, APPPCC).
g) Ser capaz de assumir a responsabilidade técnica, supervisionar e avaliar os serviços prestados por unidade de alimentação e nutrição, restaurantes comerciais, merenda escolar, refeições congeladas, indústrias, refeições em navios e aviões, cozinhas hospitalares e de instituições de longa permanência.
h) Ser capaz de planejar cardápios, com o objetivo de gerar um melhor rendimento esportivo, devidamente adequado às necessidades individuais.
i) Ser capaz de atuar na área de desenvolvimento de produtos, além de testes de degustação de pratos e novos itens, controle de produção e qualidade, treinamento de funcionários, desenvolvimento de material científico e prestação de consultoria às empresas do ramo.
j) Ser capaz de articular, motivar e liderar equipes multidisciplinares;
k) Ter o compromisso de conhecer e pautar a sua atuação nos princípios da bioética, nos princípios universais dos direitos humanos, na Constituição do Brasil e nos preceitos éticos da profissão;
l) Compreender a necessidade da produção do conhecimento sobre a Alimentação e a Nutrição nas diversas áreas de atuação profissional, buscando continuamente o aperfeiçoamento técnico-científico, pautando-se nos princípios éticos que regem a prática científica e a profissão.
m) Atuar com a consciência de sua responsabilidade para com o desenvolvimento de uma sociedade democrática, justa e solidária, especialmente no que se refere aos interesses dos que habitam a microrregião de Feira de Santana.

Perfil do Egresso

O nutricionista a ser habilitado pela Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana (FAT) terá uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com formação técnico-científica no que se refere ao conhecimento dos alimentos e da Nutrição, de forma a ser qualificado para o exercício de planejar, executar e avaliar nutricionalmente o indivíduo trabalhando junto à equipe na prevenção e/ou tratamento de indivíduos através da alimentação. Entendendo a evolução da sociedade e do padrão alimentar, na transformação do perfil nutricional.

Atividades Complementares

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394), enfatiza a flexibilidade curricular como elemento articulador da formação dos profissionais e neste sentido, as diretrizes curriculares do Curso de Nutrição recomendam que sejam criados mecanismos de aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo estudante. Para tanto, o curso de Nutrição da FAT tem estruturado o campo das atividades acadêmicas complementares com carga horária de 200 horas.

As atividades acadêmicas complementares direcionam-se às necessidades profissionais no âmbito da manipulação de tecnologias, acesso a novas informações e políticas sociais de saúde, integrando conhecimentos dos campos de estudo da ciência da nutrição.

A validade das atividades acadêmicas complementares e o respectivo registro para integrar o histórico escolar do aluno deverá ser regulamentada pelo colegiado do curso de Nutrição e os acadêmicos terão um prazo mínimo de cinco e um máximo de sete anos para realizar suas atividades complementares.

As atividades complementares deverão ser incrementadas durante todo o Curso de Graduação em Nutrição e a FAT proporcionará a seus acadêmicos, mecanismos de aproveitamento de conhecimentos, adquiridos através de estudos e práticas independentes presenciais e/ou à distância.

Desses fazem parte:
· Monitorias e Estágios,
· Programas de Iniciação Científica;
· Programas de Extensão;
· Estudos Complementares;
· Participação em conferências, palestras, seminários, congressos e cursos realizados em outras áreas afins.

A IES irá possibilitar ao aluno, como atividade complementar dos seus estudos, programas específicos de Monitoria, conforme objetivos e regulamentação próprios. Para o curso de Nutrição pretende-se instituir o programa de monitoria até o sexto semestre. Inicialmente as disciplinas contempladas por monitores seriam: Biologia Celular e Molecular, Anatomia Humana, Bioquímica I e II, Histologia e Embriologia, Técnica Dietética I e II, Avaliação Nutricional I e II. No decorrer das atividades, o colegiado do curso deverá avaliar o desempenho dessas disciplinas assistidas por monitores e propor os reajustes necessários à boa consecução do programa.

Grade Curricular

 Princípios Norteadores da Grade Curricular

1. Evitar o prolongamento desnecessário do curso de graduação, tendo em vista o atual paradigma da educação continuada;
Incentivar uma sólida formação geral, para que o futuro contador possa superar os desafios das renovadas condições do exercício profissional;
2. Estimular práticas de estudos independentes, visando à progressiva autonomia profissional e intelectual do aluno;
3. Valorizar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências fora do ambiente escolar, especialmente as que se refiram à experiência profissional;
4. Fortalecer a articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, bem como os estágios e a participação em atividades de extensão;
5. Contemplar conhecimentos que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais, especialmente as que se relacionem com o semi-árido baiano. 

Configuração da Grade Curricular

A grade curricular do Curso de Nutrição da FAT assume a seguinte configuração:

1º SEMESTRE
Disciplina C/H
Biologia Celular e Molecular 54
Anatomia Humana 72
Introdução aos Estudos da Nutrição 36
Histologia e Embriologia 72
Bioquímica Básica 54
Metodologia de Pesquisa 54
Economia 36
Total 378
2º SEMESTRE
Disciplina C/H
Sociologia e Antropologia 72
Fisiologia Humana 54
Microbiologia geral 54
Doenças Infecciosas e parasitárias de interesse em Nutrição 36
Bioquímica Metabólica 54
Composição de Alimentos 54
Psicologia 36
Imunologia 36
 Total 396
3º SEMESTRE
Disciplina C/H
Patologia Geral 54
Nutrição Humana Aplicada à Dietética I 54
Higiene e Vigilância Sanitária dos Alimentos 36
Microbiologia de Alimentos 54

Bromatologia

54

Segurança Alimentar e Nutricional

36

Tecnologia de Alimentos

54

Epidemiologia e Bioestatística

72
Total 414
4º SEMESTRE
Disciplina C/H
Marketing em Alimentos e Nutrição 36
Avaliação Nutricional 90
Técnica Dietética I 72
Nutrição Humana Aplicada à Dietética II 36
Educação Nutricional e para a Saúde 54
Estudo Experimental dos alimentos 54
Disciplinas optativas 36
Total 378
5º SEMESTRE
Disciplina C/H
Patologia da Nutrição e Dietoterapia I 90
Nutrição Humana Aplicada à Dietética III 36
Nutrição e Saúde Coletiva 54
Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição 90

Técnica Dietética II

54
Total 324
6º SEMESTRE
Disciplina C/H
Farmacologia e Interação Droga e Nutriente 54
Fitoterapia aplicada a Nutrição 36
Administração e Planejamento Estratégico em  Saúde Coletiva 54
Patologias da Nutrição e Dietoterapia  II 72
Ética e Orientação Profissional 36
Disciplinas optativas 54
Trabalho de Conclusão de Curso I 54
Total 306
7º SEMESTRE
Disciplina C/H
Terapia Nutricional 36
Laboratório de Gastronomia e Nutrição 54
Planejamento 54
Administração de custos em Unidades de Alimentação e Nutrição 54
Ambulatório de Nutrição Clínica 72
Suplementação Alimentar na Prática Clínica 36
Solicitação e Interpretação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica Nutricional 36
Trabalho de Conclusão de Curso I 54
Total 342
8º SEMESTRE
Disciplina C/H
Estágio Supervisionado em Nutrição e Saúde Coletiva 216
Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica 216
Estágio Supervisionado em Alimentação Institucional 216
Trabalho de Conclusão de Curso II 54
  702

 

Disciplinas optativas

Do conjunto de disciplinas Optativas, o aluno deve escolher três para completar a carga horária que deve ser integralizada.

Grupo A Carga Horária
Softwares em Nutrição 54
Nutrição Esportiva 54
Nutrição Materno Infantil 54
Padrão de Identidade e Qualidade de Alimentos 36
Atualidades em Nutrição 36
Vigilância Epidemiológica 54
Merenda Escolar 54
LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) 36
Nutrição e sua relação com a Saúde Ambiental e Ecologia 36
Nutrição e  as relações Étnico-Raciais e de Gênero 36
Total 450