Sobre o curso
Formar pessoas capazes de articular as diversas habilidades e competências necessárias para que um jornalista possa exercer seu trabalho não é uma tarefa simples, pois recai sobre elementos das mais diferentes matizes do conhecimento.
Buscamos oferecer uma formação que garanta as qualidades técnicas específicas, com a consciência do papel do cidadão na construção da realidade social, da responsabilidade dos indivíduos na solução dos problemas que envolvem as sociedades, principalmente seu aspecto regional. Buscamos formar indivíduos que não temam mudanças, que possam redefinir as práticas e alterar rotinas produtivas, a empreender, conscientes das consequências sociais de seu trabalho na formação da opinião pública. Indivíduos conectados com a contemporaneidade, capazes de aprender a aprender, aprender fazendo e refletindo sobre o fazer. Profissionais que possam criar oportunidades de inserção no mercado de trabalho, ultrapassando o mercado tradicional das redações de jornais, buscando novos nichos de mercado na sua região. Explorando a demanda reprimida de comunicação jornalística nas cidades e comunidades da região de Feira de Santana e melhorando a qualidade da informação ofertada.
Mercado de Trabalho
Considerando que o setor de comunicação ocupa lugar estratégico no mundo contemporâneo, no qual valores, ideias, modos de ser e de pensar são repassados pelo conjunto dos meios de comunicação, o jornalismo assume, nesse cenário, a responsabilidade de disseminar informações jornalísticas que contribuem para que os seres humanos modernos percebam e posicionem-se ante a realidade em que estão inseridos e possam guiar suas vidas, orientar decisões, pensar em lazer e obter conhecimentos acerca da realidade fora de suas esferas pessoais. O jornalismo é, desta forma, uma condição para o exercício da cidadania no mundo contemporâneo.
O curso de Bacharelado em Jornalismo da Faculdade Anísio Teixeira atualmente é o único da cidade de Feira de Santana-Ba, o que se configura como um dos fatores que contribui para que este seja reconhecido pelo mercado feirense e pelos agentes socioculturais não só da cidade como também do Estado.
Por ter localização privilegiada no cenário geográfico nacional, o município funciona como centro regional de passagem de pessoas e produtos, exercendo papel de entroncamento de vias de transporte, na fronteira da capital Salvador com o sertão, do recôncavo aos tabuleiros do semiárido da Bahia. Toda esta dinâmica contribui para o desenvolvimento do comércio regional e nacional. Feira de Santana se constitui como um município em constante desenvolvimento socioeconômico, atraindo continuamente investidores nacionais e internacionais e respondendo pela segunda economia do Estado, ostentando ainda, segundo a CDL, a posição de centro distribuidor da produção regional e pólo de negócios e atividades dinâmicas.
Feira de Santana possui um amplo mercado para os egressos. A cidade possui 08 emissoras de rádio (04 AM?s e 04 FM?s), 02 emissoras de rádio Comunitárias com concessão; 02 emissoras de rádio Comunitárias funcionando com liminar; 03 rádios web; 01 TV aberta; 01 sucursal de TV aberta; 01 TV Comunitária; 02 TVs web; 01 jornal impresso diário; 02 jornais impressos semanais (Folha do Norte e Noite&Dia), vários sites e blogs noticiosos e cerca de 54 agências de Publicidade e Propaganda, que oferecem vagas de trabalho aos futuros profissionais que não fizerem opção pelo empreendedorismo que é outra possibilidade em alta, no mercado local e regional. Há também um mercado que cresce bastante, o das assessorias de comunicação e de imprensa, principalmente assessoria política.
Mesmo detentora de uma economia forte, baseada também no comércio, sendo ponto de ligação de várias regiões do estado e do Nordeste, a região possui vários municípios que não dispõem de uma estrutura de comunicação organizada, nem no plano privado, nem no plano público. Esta carência por comunicação é oportunidade ímpar para os egressos da FAT, visto que poderão implementar projetos para empresas, organizações não governamentais e prefeituras. Ou seja, edificam-se oportunidades nas áreas tradicionais do jornalismo impresso, radiojornalismo e telejornalismo e nos setores que despontam como promissores no estado, a saber: economia, cultura, turismo e serviços.
8 semestres
Bacharelado
Noturno
Naiara Moura Pinto
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http://lattes.cnpq.br/6926207402028019