Características Gerais

O Curso de Medicina Veterinária da FAT foi autorizado pela Portaria Ministerial nº 1.687, de 24 de novembro de 2009, publicada no Diário Oficial da União de 25 de novembro do mesmo ano. O Curso funciona em três ambientes acadêmicos, um no módulo 4 da FAT, situado na Rua Juracy Magalhães, Ponto Central – Feira de Santana – Bahia, temos também a Clínica Escola de Animais Domésticos, onde os nossos alunos realizam as aulas práticas de semiologia, clínica e cirurgia de cães e gatos e, por último, temos a Fazenda Escola da FAT, com aulas práticas de grandes animais (cavalos, bovinos, ovinos, caprinos, entre outras espécies animais). O curso possui, ainda, laboratórios de Anatomia Animal, Patologia e Nutrição animal. Nosso curso tem autorização para ofertar 100 vagas anuais, no turno noturno. Sua carga horária total é de 4.370 (quatro mil, trezentos e setenta) horas, que devem ser integralizadas em cinco anos.

Missão

O curso de Medicina Veterinária da FAT tem a responsabilidade precípua de formar profissionais ecléticos e generalistas dentro dos princípios éticos e do bem estar animal, observando as prerrogativas do equilíbrio e preservação ambiental. A formação acadêmica deve proporcionar aos alunos as informações básicas, fundamentais e profissionalizantes à luz de conhecimentos científicos capazes de propiciar-lhes a livre escolha de suas futuras atividades profissionais, nas áreas da saúde, produção, pesquisa e ensino dos vários setores da demanda Regional ou Nacional. A finalização do curso com os estágios obrigatórios e o trabalho de conclusão de curso (TCC) possibilitará aos alunos dirigirem seus conhecimentos e aprendizagem, na busca de suas definições profissionais.

Objetivos do Curso

O objetivo principal do curso de Medicina Veterinária é formar profissionais ecléticos e generalistas dentro dos princípios éticos e do bem estar animal, observando as prerrogativas do equilíbrio e preservação ambiental. Busca-se também preparar o aluno para o constante desafio de aprender a aprender, já que esta é uma das habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho, mercado esse cada vez mais exigente na busca de um profissional competente, responsável e, principalmente, humano, antenado aos problemas da sua comunidade. Em especial, o curso de Medicina Veterinária da FAT, busca, através de metodologias ativas e utilizando competências humanas, interagir o estudo teórico-prático da Medicina Veterinária. Sobretudo, o Curso tem por objetivo formar cidadãos preocupados em resolver problemas, apresentando soluções viáveis à sociedade local, dando ênfase aos problemas do nordeste brasileiro.

Competências e Habilidades Desejadas

O Curso busca formar profissionais que possuam as seguintes competências e habilidades gerais e específicas, conforme diretrizes curriculares vigentes: 

 

a)    Habilidades e Competências Gerais

 

- Capacidade de raciocínio lógico, de observação, de interpretação e de análise crítica de dados e informações, bem como dos conhecimentos essenciais de Medicina Veterinária, para identificação e resolução de problemas;

- Capacidade de boa expressão em Língua Portuguesa;

- Noção dos fatos sociais, culturais, políticos e da economia agropecuária e agroindustrial;

- Conhecimento da teoria e história das ciências biológicas, agrárias e da medicina veterinária.

      b)  Habilidades e competências específicas:

- Identificar e classificar os agentes etiológicos, bem como compreender e elucidar a patogenia das diferentes doenças que acometem os animais;

- Elaborar e interpretar laudos técnicos;

- Elaborar, executar e gerenciar projetos agropecuários, de tecnologia de produtos de origem animal e de participação do Médico Veterinário na Saúde Pública;

- Programar, orientar e aplicar as modernas técnicas de criação, manejo, nutrição, alimentação, melhoramento genético, produção e reprodução animal;

- Planejar, executar e participar de projetos relacionados à saúde animal, saúde pública, tecnologia de produtos de origem animal, biotecnologia da reprodução e produção animal;

- Relacionar-se com os diversos segmentos sociais e atuar em equipes multidisciplinares, na defesa do meio ambiente e do bem estar social.

 

Perfil do Egresso

 

Médico Veterinário, com formação generalista,  humanista,  crítica   e   reflexiva,   apto   a compreender   e   traduzir   as   necessidades   de   indivíduos,   grupos   sociais   e   comunidades,   com relação às atividades inerentes ao exercício profissional, no âmbito de seus campos específicos de atuação em saúde animal e clínica veterinária; saneamento ambiental e medicina veterinária preventiva,   saúde   pública   e   inspeção   e   tecnologia   de   produtos   de   origem  animal;   zootecnia, produção e reprodução  animal e ecologia e proteção ao meio  ambiente.  Ter conhecimento dos fatos sociais, culturais   e   políticos   da   economia   e   da   administração   agropecuária   e agroindustrial. Capacidade de raciocínio lógico, de observação, de interpretação e de análise de dados e informações, bem como dos conhecimentos essenciais de Medicina Veterinária, para identificação e resolução de problemas.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho do médico veterinário é um dos mais promissores e um dos mais amplos entre as profissões do mundo moderno. Este profissional, além de atuar na clínica e na promoção da saúde de diversas espécies animais, também trabalha com nutrição, produção e reprodução dos animais.  Dentro do seu contexto profissional, também assume um papel dos mais destacados na contribuição do desenvolvimento social e econômico deste pais, notadamente pelas suas atividades na áreas de saúde pública e produção de alimentos. No exercício da profissão, o veterinário, por lei, além de outras atividades, deve atuar na defesa, inspeção e higiene alimentar não somente dos animais como também na saúde pública dos municípios, Estados e Federação. 

Atividades Complementares


O Projeto Pedagógico do curso de Medicina Veterinária da FAT, considerando a importância de outras atividades acadêmicas na formação do profissional Médico Veterinário, reservou um total de 216 horas para a realização de atividades complementares obrigatórias.
Consideram-se Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares (AACC) aquelas promovidas pela FAT, ou por qualquer outra instituição devidamente credenciada, classificadas nas seguintes modalidades: I - Grupo 1: Atividades vinculadas ao ENSINO; II- Grupo 2: Atividades vinculadas à PESQUISA; III - Grupo 3: Atividades vinculadas à EXTENSÃO; IV - Grupo 4: Atividades vinculadas ao serviço comunitário; V - Grupo 5: Atividades vinculadas à representação estudantil. 

Estágio Curricular Supervisionado

Conforme estabelece o Regimento Geral da FAT, o estágio supervisionado é constituído por atividades de aprendizagem social, profissional e cultural proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sendo realizada na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob responsabilidade e coordenação da FAT. O Estágio Supervisionado é uma atividade acadêmica obrigatória para todos os alunos do curso de Medicina Veterinária. Cumpre observar que, as atividades programadas são executadas sob a supervisão de professores designados, que respondem por seu acompanhamento, supervisão e avaliação. O Estágio Supervisionado pode ser realizado em forma de projetos técnicos a serem executados em empresas públicas ou privadas com duração mínima de 360 horas.

 

Integralização: Mínimo de 10 semestres
Turno: Noturno
Formação: Bacharelado

 

Os princípios norteadores da grade curricular do curso de Medicina Veterinária da FAT:

1. Nossa grade curricular tem como objetivo principal formar Médicos Veterinários generalistas, humanistas, críticos e reflexivos, aptos a compreenderem e traduzirem as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação às atividades inerentes ao exercício profissional.
2. Permitir a educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais  devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais.
3. Contemplar as constantes mudanças conceituais e evolução tecnológica apresentadas no contexto mundial;
4. Incentivar o senso crítico e as informações que estão sendo oferecidas durante a graduação e no exercício profissional.
5. Contemplar as competências, habilidades e conteúdos curriculares desenvolvidos tendo como referência as Diretrizes Curriculares do estudo da profissão. 
6. Fortalecer as metodologias ativas e os critérios para acompanhamento e avaliação do processo ensino-aprendizagem, continuamente.
7. Mediar e articular a relação da teoria com a prática no aprendizado da profissão, estimulando o egresso a aprender fazendo.

  

1º Semestre

 

Disciplina

Carga Horária

Anatomia Animal I

108

 Biofísica

54

 Estatística Básica

54

 Histologia Animal I

72

 Iniciação a Medicina Veterinária

36

 Metodologia Cientifica

36

 Química Geral e Analítica

72

 Total do 1º Semestre

414

 

2º Semestre

 

Disciplina

Carga Horária

 Anatomia e Fisiologia de Monogástricos

90

 Anatomia e Fisiologia de Poligastricos

90

 Bioestatística

54

 Bioquímica I

72

 Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente

36

 Embriologia

36

 Histologia Animal II

90

 Total do 2º Semestre

468

 

 

3º Semestre

 

Disciplina

Carga Horária

 Anatomia e Fisiologia de Aves

72

 Anatomia e Fisiologia Reprodutiva de Mamíferos

54

 Bioquímica II

90

 Genética Animal

90

 Microbiologia I

72

 Parasitologia I

72

 Total do 3º Semestre

450

 

 

4º Semestre

 

Disciplina

Carga Horária

 Anatomia Patológica I

90

 Farmacologia Veterinária

54

 Imunologia Animal

54

 Melhoramento Animal

54

 Microbiologia II

72

 Parasitologia II

72

 Virologia e Micologia

72

 Total do 4º Semestre

468

 

5º Semestre

 

Disciplina

Carga Horária

 Anatomia Patológica II

90

 Doenças Infecto-contagiosas

108

 Patologia Clínica

90

 Farmacodinâmica

36

 Terapêutica

36

 Semiologia

90

 Total do 5º Semestre

450

 

 

6º Semestre

 

Disciplina

Carga Horária

 Anestesiologia

54

 Clinica de Pequenos

72

 Clinica de Ruminantes

72

 Patologia e Clínica Cirúrgica

54

 Clinica de Eqüinos

36

 Técnica Cirúrgica

90

 Nutrição de Monogástricos

54

 Total do 6º Semestre

 

O dimensionamento da carga horária foi estruturado, considerando o semestre composto de 18 semanas, sendo 04h./aulas por turno e disciplinas com 04 horas aulas/semana.

Optativas

Sem disciplinas optativas.

Prof. Dr. Márcio Costa Reis

Prof. Dr. Márcio Costa Reis


veterinaria@fat.edu.br
(75) 3616-9451