Medicina veterinária


Características Gerais

O medico veterinário dentro do seu contexto profissional assume o papel dos mais destacados na contribuição do desenvolvimento social e econômico deste pais, notadamente pelas suas atividades na áreas de saúde publica e produção de alimentos. No exercício da profissão o veterinário, por lei, alem de outras atividades deve atuar na defesa, inspeção e higiene alimentar não somente dos animais como também na saúde publica, dos municípios, Estados e Federação.

Missão do Curso

O curso de medicina veterinária tem a responsabilidade precípua de formar profissionais ecléticos e generalistas dentro dos princípios éticos e do bem estar animal, observando as prerrogativas do equilíbrio e preservação ambiental. A formação acadêmica deve proporcionar aos alunos as informações básicas, fundamentais e profissionalizantes a luz de conhecimentos científicos capazes de propiciar-lhe a livre escolha de suas futuras atividades profissionais, nas áreas da saúde, produção, pesquisa e ensino dos vários setores da demanda regional ou Nacional. A finalização do curso com os estágios obrigatórios e monografia, possibilitará aos alunos dirigir seus conhecimentos e aprendizagem, na busca de suas definições profissionais.

Concepção do Curso

A FAT oferece a sociedade acadêmica estadual e nacional uma nova proposta de ensino e aprendizagem cuja caracterização do curso fundamenta-se na interação permanente do aluno/professor, informações cientificas / praticas regionais e problemas e soluções. O modelo oferece a concentração de conhecimento / disciplina e blocos, permitindo que o alunado possa permanecer em uma das bases fixas (vê anexos) com residências propiciando o melhor rendimento na aprendizagem com uma melhor e ampla interação entre seus grupos e professores. Os blocos oferecerão um crescendo de informações cientificas e praticas apresentadas na grade curricular e serão obrigatórias não somente no contexto semestral mais também no modelo seqüencial do bloco.

Perfil do Profissional

O Médio veterinário egresso do curso FAT, devera ser o profissional de conhecimentos acadêmicos, científicos, generalista, com tudo capaz de decidir por sua própria aptidão o futuro da sua atividade profissional.
Pela sua formação embasada nos pilares científicos da:
- Saúde e Bem estar animal incluindo-se ai, prevenção de doenças, diagnostico e controle das zoonoses, inspeção e tecnologias de produtos animais, higiene e qualidade dos alimentos assim como no controle e qualidade da saúde publica,
- Da produção animal, observando-se o equilíbrio do meio ambiente destacando-se os conceitos e praticas zootécnicas, melhoramento genético e comportamento dos animais, incluindo-se as aves e animais silvestres,
- Da pesquisa, ensino e extensão. Os médicos veterinários conduzido pelos princípios éticos e morais deverão exercer sua função voltada para o bem estar e qualidade de vida dos animais, com tudo, dividindo essas responsabilidades na busca constante da saúde e qualidade de vida da sociedade. 

Trabalho de Conclusão de Curso / Monografia

Os cursos da FAT exigem elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso dentro das normas ABNT, com base em projeto aprovado no respectivo Colegiado, devendo o aluno demonstrar a formação acadêmica adquirida durante o curso. O Trabalho de Conclusão de Curso/Monografia será elaborado individualmente pelo aluno sob orientação de um professor de sua livre escolha, desde que o tema apresentado pelo acadêmico guarde correspondência com a área de atuação e/ou formação do docente, com a aquiescência expressa deste. Deverá ter as características formais de trabalho técnico-científico e será submetido à aprovação de uma Banca de Professores designado pelo Colegiado envolvido.

Estágio Curricular Supervisionado

Conforme estabelece o Regimento Geral da FAT, o estágio supervisionado é constituído por atividades de aprendizagem social, profissional e cultural proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sendo realizada na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob responsabilidade e coordenação da FAT.
- A coordenação de estágios bem como o planejamento e o controle de todas as fases dos estágios são competência dos Coordenadores de Curso. Cumpre observar que as atividades programadas são executadas sob a supervisão de professores designados, que respondem por seu acompanhamento, supervisão e avaliação.
Estágio Supervisionado é uma atividade acadêmica obrigatória para os alunos dos cursos de cujos currículos conste como disciplina ou matéria, por imposição legal ou por opção da Instituição.
O Estágio Supervisionado pode ser realizado em forma de:
– Projetos técnicos a serem executados em empresas públicas ou privadas, comunitárias, organizações não governamentais e de economia mista ou diretamente junto à comunidade;
– Duração de no mínimo 300 (trezentos) hora e/ou aula para cada curso e/ou habilitação;
– Monografias ou trabalhos de conclusão de curso;
– Projetos de pesquisa, extensão e/ou prestação de serviços.
Os Estágios Supervisionados serão organizados e coordenados nos termos do Regulamento Geral dos Estágios Curriculares dos Cursos de Graduação da FAT e pelo Manual de Procedimentos.

Formação: BACHAREL EM MEDICINA VETERINÁRIA
Duração:    Prazo Mínimo: 10 semestres
Prazo Máximo: 16 semestres 
Número de Vagas Pleiteadas: 100 vagas anuais, oferecidas no período noturno.



Os princípios norteadores da grade curricular do curso de Medicina Veterinária da FAT:

1. Nossa grade curricular tem como objetivo principal formar Médicos Veterinários generalistas, humanistas, críticos e reflexivos, aptos a compreenderem e traduzirem as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação às atividades inerentes ao exercício profissional.
2. Permitir a educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais  devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais.
3. Contemplar as constantes mudanças conceituais e evolução tecnológica apresentadas no contexto mundial;
4. Incentivar o senso crítico e as informações que estão sendo oferecidas durante a graduação e no exercício profissional.
5. Contemplar as competências, habilidades e conteúdos curriculares desenvolvidos tendo como referência as Diretrizes Curriculares do estudo da profissão. 
6. Fortalecer as metodologias ativas e os critérios para acompanhamento e avaliação do processo ensino-aprendizagem, continuamente.
7. Mediar e articular a relação da teoria com a prática no aprendizado da profissão, estimulando o egresso a aprender fazendo.

  

1º Semestre

 

Disciplina

Carga Horária

Anatomia Animal I

108

 Biofísica

54

 Estatística Básica

54

 Histologia Animal I

72

 Iniciação a Medicina Veterinária

36

 Metodologia Cientifica

36

 Química Geral e Analítica

72

 Total do 1º Semestre

414

 

2º Semestre

 

Disciplina

Carga Horária

 Anatomia e Fisiologia de Monogástricos

90

 Anatomia e Fisiologia de Poligastricos

90

 Bioestatística

54

 Bioquímica I

72

 Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente

36

 Embriologia

36

 Histologia Animal II

90

 Total do 2º Semestre

468

 

 

3º Semestre

 

Disciplina

Carga Horária

 Anatomia e Fisiologia de Aves

72

 Anatomia e Fisiologia Reprodutiva de Mamíferos

54

 Bioquímica II

90

 Genética Animal

90

 Microbiologia I

72

 Parasitologia I

72

 Total do 3º Semestre

450

 

 

4º Semestre

 

Disciplina

Carga Horária

 Anatomia Patológica I

90

 Farmacologia Veterinária

54

 Imunologia Animal

54

 Melhoramento Animal

54

 Microbiologia II

72

 Parasitologia II

72

 Virologia e Micologia

72

 Total do 4º Semestre

468

 

5º Semestre

 

Disciplina

Carga Horária

 Anatomia Patológica II

90

 Doenças Infecto-contagiosas

108

 Patologia Clínica

90

 Farmacodinâmica

36

 Terapêutica

36

 Semiologia

90

 Total do 5º Semestre

450

 

 

6º Semestre

 

Disciplina

Carga Horária

 Anestesiologia

54

 Clinica de Pequenos

72

 Clinica de Ruminantes

72

 Patologia e Clínica Cirúrgica

54

 Clinica de Eqüinos

36

 Técnica Cirúrgica

90

 Nutrição de Monogástricos

54

 Total do 6º Semestre

 


Estamos atualizando essa seção.



O dimensionamento da carga horária foi estruturado, considerando o semestre composto de 18 semanas, sendo 04h./aulas por turno e disciplinas com 04 horas aulas/semana.


1 º Semestre

2 º Semestre

3 º Semestre

4 º Semestre

5 º Semestre

6 º Semestre

7 º Semestre

OPTATIVAS

Estamos atualizando essa seção.

 

 

 

Coordenação:
Prof. Dr. Márcio Costa Reis

E-mail:
veterinaria@fat.edu.br

Telefone:
(75) 3616-9451

FACULDADE ANISIO TEIXEIRA DE FEIRA DE SANTANA
Rua Juracy Magalhães, 222 - Ponto Central - CEP 44032-620 - Feira de Santana - Bahia - Brasil
Telefax: (75) 3616-9451 / E-mail: fat@fat.edu.br
Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001, D.O.U. de 26 de março de 2001.
Webmail