Psicologia


Características Gerais

A FAT, preocupada com o momento vivenciado pela sociedade, de modo que, em diversas áreas da vida social existem o individualismo, a violência e a competitividade, que tanto prejudicam a formação de vínculos afetivos - o que dificulta um completo desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes -, estruturou o curso de psicologia fundamentalmente para a comunidade de Feira de Santana e região.

Em virtude da contemporaneidade em que vivemos, a qualidade do curso de Psicologia se estrutura na formação teórica e prática, visando o desenvolvimento das competências e habilidades, para que o futuro psicólogo construa amplamente os aspectos éticos, técnicos e criativos de sua profissão, dedicando-se ao serviço da dignidade humana. 

Missão

O Profissional de Psicologia formado pela Faculdade Anísio Teixeira deve se caracterizar enquanto um profissional competente e ético, atento à realidade do mercado de trabalho e apto para explorar as possibilidades de inserção da Psicologia em diferentes contextos. Para tal, o curso de Psicologia da FAT deve estimular uma atitude ativa frente às atualizações do conhecimento, compreendendo a natureza científica que fundamenta seu discurso e sua prática na promoção de qualidade de vida e dos direitos humanos. 

Objetivos do Curso

O Curso de Psicologia da Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana - FAT assegura uma formação baseada nos seguintes princípios e compromissos de acordo com as referidas diretrizes:


a) Construção e desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia;
b) Compreensão dos múltiplos referenciais que buscam apreender a amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais;
c) Compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão;
d) Atuação em diferentes contextos considerando as necessidades sociais, os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades;
e) Respeito à ética nas relações com clientes e usuários, com colegas, com o público e na produção e divulgação de pesquisas;
f) Aprimoramento e capacitação contínuos.

 

Competências e Habilidades Desejadas

A formação em Psicologia na Faculdade Anísio Teixeira deve propiciar o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:

- Atenção à saúde: os profissionais devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como a realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética/legislação.

- Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais deve estar fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as intervenções necessárias em cada situação.

- Comunicação: os profissionais devem desenvolver comunicação eficaz na interação com outros profissionais e com o público em geral, além de manter a confidencialidade das informações confiadas; 

- Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade.

- Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativa, fazer o gerenciamento e administração da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a ser empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de trabalho;

- Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática e de ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágio das futuras gerações de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmica/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

 

Perfil do Egresso

O perfil profissional desejado resulta das demandas sociais e culturais, peculiaridades da região em que está inserido, assim como as constantes da DCNs, Resolução CNE/CES n° 5/2011, devendo compreender os princípios e compromissos: 
• Estar apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. 
• Tomar decisões fundamentadas, visando adotar as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas; 
• Realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética. 
• Aprimoramento e capacitação contínuos.

O Psicólogo formado pela Faculdade Anísio Teixeira deve se caracterizar como um profissional competente e ético, atento à realidade do mercado de trabalho e apto para explorar as possibilidades de inserção do Psicólogo nos diferentes contextos. Para tal, o curso de Psicologia da FAT deve estimular uma atitude ativa frente às atualizações do conhecimento, compreendendo a natureza científica que fundamenta seu discurso e sua prática na promoção de qualidade de vida.

 

Mercado de Trabalho

Ao finalizar o curso, o profissional de Psicologia estará habilitado para trabalhar em diversos espaços como:
- Ambientes escolares e não escolares;
- Promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo; 
- Relacionar as linguagens dos meios de comunicação e educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
- Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
- Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e prepositiva em fase de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;

- Participar da gestão das instruções, contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico; 
- Participar da gestão das instruções, planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não escolares.

 

Atividades Complementares

As atividades complementares são contempladas na Resolução CONSAC 018/2012 que regulamenta as atividades complementares dos Cursos de Graduação da FAT. Com base nesta Resolução, as Atividades Complementares têm por finalidade proporcionar ao graduando(a) condições de realizar, concomitantemente às disciplinas da matriz curricular, atividades autônomas e flexíveis que contribuam para a formação pessoal e profissional do(a) aluno(a). Devem se apoiar em mecanismos que ajudem a consolidar, ampliar ou aprofundar a formação básica do(a) discente, cumprindo pelo menos 200 horas em atividades acadêmicas complementares. A conclusão da Graduação está condicionada ao cumprimento das Atividades Complementares. 

Temos como elenco de atividades complementares propostas para o Curso de Enfermagem, com base na Resolução supracitada:
a) Participação em projetos institucionais de extensão ou iniciação científica orientada por docentes e monitoria em disciplinas pertencentes ao currículo.
b) Publicação de artigo em revistas especializadas e em anais de eventos 
c) Participação em eventos técnico-científicos e culturais
d) Participação em eventos técnico-científicos e culturais, com apresentação de trabalho 
e) Estágios extracurriculares na área do curso 
f)  Representação Estudantil nos Conselhos ou representação de turma 
g) Participação estudantil em Diretórios Central e Acadêmico 
h) Participação em Empresa Júnior 
i)  Participação em minicursos ou curso de nivelamento promovidos por instituição de ensino superior.
j) Atividades de mesário eleitoral, voluntário ou não, comissário de menores e conselhos tutelares 
k) Serviço Voluntário na área do Curso desenvolvido em órgãos públicos ou em empresas privadas, mediante apresentação de relatórios
l) Atividades profissionais na área do Curso em órgãos públicos ou privados, mediante apresentação de Relatório
m) Outras atividades reconhecidas pelo Colegiado do Curso.

 

Estágio Curricular Supervisionado

Os estágios curriculares desempenham um papel significativo na formação do estudante da FAT, pois é onde se busca articular as competências desenvolvidas nas disciplinas teóricas. As ações práticas dos estudantes em seus estágios profissionalizantes visam, além da aquisição de uma postura profissional, a uma aproximação com o dia a dia da profissão e suas aplicações, assim como as dificuldades impostas pelos contextos de inserção.

O estágio insere-se na proposta curricular, guiado pelos seguintes objetivos gerais:

•  Compreender os fenômenos Psicológicos em contextos diversificados;

• Compreender as diferentes demandas apresentadas para o profissional (Psicólogo);
• Ter habilidade em planejar intervenções profissionais para atender a demanda;
• Ser competente em implementar ações profissionais, empregando as técnicas desenvolvidas pela Psicologia;

• Desenvolver o compromisso com a avaliação dos resultados da ação profissional empreendida, tendo como objetivo o autodesenvolvimento e a capacitação contínua.

Conforme previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Psicologia, o Projeto Pedagógico incorpora dois tipos de atividades de estágio – o Estágio Básico e o Estágio Supervisionado. Os dois tipos de estágios guardam uma sequência lógica no papel de formador do estudante, como pode ser observado na sua disposição na matriz curricular.

As atividades de estágio também podem ser caracterizadas em termos do contexto em que o estudante será inserido. Os estágios Básicos são realizados em espaços externos à FAT, onde um professor acompanha pequenos grupos de alunos em instituições onde, futuramente esses discentes podem estar inseridos, tais como escolas, hospitais e serviços de saúde do município, além dos convênios com a Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), a Secretaria de Assistência Social, que nos permite a parceria com o CRAS / CREAS, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), o Centro de Apoio Pedagógico de Feira de Santana e a Comunidade Terapêutica Nova Vida para tratamento de dependência química.

As atividades de estágio serão supervisionadas diretamente, independentemente do local em que ocorram, por professores supervisores do quadro da FAT, conforme estabelecido na Lei no. 11.788 de 25 de setembro de 2008 que dispõe sobre estágio de estudantes.

A carga horária dos estágios (básico e supervisionado) é de 912 horas, o que corresponde a 22% da carga horária total do curso, atendendo plenamente à formação dos discentes e às normas apresentadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais. O estágio básico possui uma carga horária de 144 horas (3% da carga horária do curso) e o estágio supervisionado tem uma carga horária de 768 horas (19% da carga horária do curso).

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia da FAT contempla dois Estágios: o Estágio Básico e o Estágio Supervisionado.

O Estágio Básico foi estruturado com a duração de dois semestres. Ele se insere em um momento do curso em que as competências teóricas mais básicas do psicólogo já estão sendo desenvolvidas. Compreende-se que ele deva permitir que o discente saiba se envolver em situações mais complexas, desenvolvendo maior autonomia e compreensão dos fenômenos de ordem psicológica.

O Estágio Supervisionado acontecerá ao longo de 3 semestres e poderá ser desenvolvido em um dos contextos já trabalhados pelo estudante, na Clínica-Escola da FAT ou em um novo contexto. Com esta possibilidade de escolha, busca-se permitir que o estudante guie seu projeto de formação, tendo mais autonomia no desenvolvimento de sua carreira. O regulamento dos Estágios do Curso de Psicologia da FAT encontra-se no Anexo VI.

 

Integralização: mínimo de 10 semestres
Turno: Matutino e Noturno
Formação: Bacharelado

 



Princípios Norteadores da Grade Curricular

1. Evitar o prolongamento desnecessário do curso de graduação, tendo em vista o atual paradigma da educação continuada;
Incentivar uma sólida formação geral, para que o futuro contador possa superar os desafios das renovadas condições do exercício profissional;
2. Estimular práticas de estudos independentes, visando à progressiva autonomia profissional e intelectual do aluno;
3. Valorizar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências fora do ambiente escolar, especialmente as que se refiram à experiência profissional;
4. Fortalecer a articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, bem como os estágios e a participação em atividades de extensão;
5. Contemplar conhecimentos que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais, especialmente as que se relacionem com o semi-árido baiano. 

Configuração da Grade Curricular

A grade curricular do Curso de Psicologia da FAT assume a seguinte configuração:

1º SEMESTRE
Disciplina C/H
Antropologia Cultural 72
Introdução à Filosofia 72
Genética Humana 72
História da Psicologia 40
Elementos de Anatomia e Fisiologia 72
Psicologia Ciência e Profissão 40
Total 368
2º SEMESTRE
Disciplina C/H
Teoria da Desenvolvimento I 72
Introdução à Sociologia 72
Metodologia do Trabalho Científico 40
Ética e Bioética 40
Sistemas e Teorias I 72
Neurofisiologia 72
 Total 368
3º SEMESTRE
Disciplina C/H
Sistemas e Teorias II 72
Sistemas e Teorias III 72
Psicologia Social I 72
Psicologia do Desenvolvimento II 72

Processos Psicológicos Básicos I

72
Total 360
4º SEMESTRE
Disciplina C/H
Psicologia Social II 72
Estatística Aplicada à Psicologia 72
Psicologia Organizacional e do Trabalho I 72
Optativa I 40
Processos Psicológicos Básicos II 72
Medidas em Psicologia 40
Total 378
5º SEMESTRE
Disciplina C/H
Psicologia Organizacional e do Trabalho II 72
Teorias da Aprendizagem 40
Psicologia do Excepcional 40
História e Prática de Saúde Mental 72

Psicologia da Educação

72

Processos de Avaliação Psicológica I

72
Total 368
6º SEMESTRE
Disciplina C/H
Processos de Avaliação Psicológica II 72
Estágio Básico I 72
Psicologia Hospitalar 72
Psicopatologia I 72
Clínica Psicológica I 72
Total 360
7º SEMESTRE
Disciplina C/H
Ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho: aspectos psicossociais I – Gestão de Pessoas 72
Clínica Psicológica II 72
Estágio Básico II 72
Psicopatologia II 40
Ênfase em Psicologia e Processos de Promoção de Saúde I - Psicofarmacologia 72
Psicologia Comunitária 40
Total 368
8º SEMESTRE
Disciplina C/H
Ênfase em Psicologia e Processos de Promoção de Saúde II 72
Monografia I 90
Ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho: Aspectos Psicossociais II 72
Estágio Supervisionado I 144
  378
9º SEMESTRE
Disciplina C/H
Ênfase em Psicologia e Processos de Promoção de Saúde III 72
Psicologia Organizacional e do Trabalho: Aspectos Psicossociais III 72
Monografia II 90
Estágio Supervisionado II 144
  378
10º SEMESTRE
Disciplina C/H
Ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho IV 72
Ênfase em Psicologia e Promoção de Saúde IV 72
Monografia III 90
Estágio Supervisionado III 144
  378


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O dimensionamento da carga horária foi estruturado, considerando o semestre composto de 18 semanas, sendo 04h./aulas por turno e disciplinas com 04 horas aulas/semana.


1 º Semestre

2 º Semestre

3 º Semestre

4 º Semestre

5 º Semestre

6 º Semestre

7 º Semestre

8 º Semestre

9 º Semestre

10 º Semestre

OPTATIVAS

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Coordenação:
Yara Nancy Araújo Rios

E-mail:
psicologia@fat.edu.br

Telefone:
(75) 3616-9451

FACULDADE ANISIO TEIXEIRA DE FEIRA DE SANTANA
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Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001, D.O.U. de 26 de março de 2001.
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