Características Gerais

As empresas cada vez mais vêm procurando criar ambientes de tecnologia que possibilitem uma maior competitividade, com a criação de ambientes integrados de tecnologia. Para que se tenha uma gestão adequada desses ambientes, é necessária a mão de obra de profissionais altamente qualificados para a administração e suporte de ambientes de redes de computadores, que é a base de sustentação da infraestrutura de tecnologia na maioria das empresas.

Diante de um cenário com mudanças constantes, onde a inserção de novas informações se propaga de modo acelerado, a capacitação e atualização de profissionais para atuarem nesse campo torna-se necessidade urgente e precípua.

O Tecnólogo em Redes de Computadores é o profissional que elabora, implanta, gerencia e mantém projetos lógicos e físicos de redes de computadores locais e de longa distância. Conectividade entre sistemas heterogêneos, diagnóstico e solução de problemas relacionados à comunicação de dados, segurança de redes, avaliação de desempenho, configuração de serviços de rede e de sistema de comunicação de dados são áreas de desempenho desse profissional. Conhecimentos de instalações físicas e lógicas de redes, normas de instalações e utilização de instrumentos de segurança são requisitos à atuação desse profissional.

Visando à formação prospectiva e antecipando os desafios, a Faculdade Anísio Teixeira busca oferecer uma aprendizagem ativa e problematizadora, voltada para proatividade intelectual, apoiada em formas criativas e estimulantes para o processo de ensino, formando um profissional comprometido capaz de solucionar problemas da realidade cotidiana.

Missão

A missão do Superior de Tecnologia em Redes de Computadores da FAT é formar profissionais-cidadãos conscientes de suas responsabilidades e preparados para uma atuação profissional de excelência na área de tecnologia, contribuindo firmemente para o desenvolvimento socioeconômico de Feira de Santana e região. 

Objetivos do Curso

a)     Capacitar os alunos para atuar nas organizações planejando o processo de construção e reconstrução do conhecimento no domínio de redes de computadores realizando atividades de concepção, especificação, projeto, implantação, avaliação, suporte e manutenção de redes de comunicação nos diversos níveis da organização, tanto local como remoto em qualquer tipo de meio de propagação; realizando sempre um trabalho criativo e empreendedor. 

b)    Promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho;

c)     Contribuir para maior desempenho do parque industrial e empresarial, preparando tecnólogos altamente especializados para os setores de informática. 

d)    Capacitar o aluno a trabalhar servidores de rede e serviços;

e)     Capacitar o aluno a trabalhar com diferentes protocolos de Redes e Segurança de dados;

f) Capacitar o aluno a trabalhar com redes de computadores e sistemas para Internet.

Competências e Habilidades desejadas

 a)      Utilizar adequadamente a linguagem oral e escrita como instrumento de comunicação e interação social necessária ao desempenho de sua profissão;

b)     Realizar a investigação científica e a pesquisa aplicada como forma de contribuição para o processo de produção do conhecimento;

c)       Resolver situações-problema que exijam raciocínio abstrato, percepção espacial, memória auditiva, memória visual, atenção concentrada, operações numéricas e criatividade;

d)       Ter iniciativa e exercer liderança;

e)       Aplicar normas técnicas nas atividades específicas da sua área de formação profissional.

f)         Familiarizar-se com as práticas e procedimentos comuns em ambientes organizacionais;

g)       Criar documentação técnica e pesquisar documentação on-line;

h)       Empreender negócios em sua área de formação;

i)         Avaliar e especificar a necessidade de treinamento e de suporte técnico aos usuários;

j)         Executar ações de treinamento e de suporte técnico;

k)       Posicionar-se criticamente frente às inovações tecnológicas 

 

Perfil do Egresso

O perfil do profissional que estaremos formando no curso superior de Tecnologia em Redes de Computadores é o de um tecnólogo especializado na elaboração, implantação e manutenção de projetos lógicos e físicos de redes de computadores locais e de longa distância, conectividade entre sistemas, diagnóstico e solução de problemas relacionados à comunicação de dados, modelagem, especificação e implementação de projetos do mundo real. Utilizará ferramentas, equipamentos, métodos e técnicas específicas para implementar redes de computadores nas instituições públicas e privadas com objetivo de melhorar as condições de trabalho e de vida dos profissionais envolvidos. Possuirá uma visão humanística consistente e crítica do impacto de sua atuação profissional na sociedade.

Mercado de Trabalho

As funções que este profissional poderá ocupar no mercado são:

- Gerente ou Analista de suporte em redes de computadores;

- Administrador de redes de computadores;

- Técnico e Analista de infraestrutura;

- Consultor de tecnologias e infraestrutura de informática;

- Projetista de redes de computadores.

 

Atividades Complementares

O Projeto Pedagógico do curso superior de Tecnologia em Redes de Computadores da FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA, considerando a importância de outras atividades acadêmicas na formação do profissional da área tecnológica, reservou um total de 200 horas para a realização de atividades complementares, a saber: Participação em projetos institucionais de extensão ou iniciação científica orientadas por docentes e monitoria em disciplinas pertencentes ao currículo; Publicação de artigo em revistas especializadas e em anais de eventos; Participação em eventos técnico-científicos e culturais; Participação em eventos técnico-científicos e culturais, com apresentação de trabalho; Estágios extracurriculares na área do curso; Representação Estudantil nos Conselhos ou representação de turma; Participação estudantil em Diretórios Central e Acadêmico; Participação em Empresa Junior; Participação em minicursos ou curso de nivelamento promovidos por instituição de ensino superior; Atividades de mesário eleitoral, voluntário ou não, comissário de menores e conselhos tutelares; Serviço Voluntário na área do Curso desenvolvido em órgãos públicos ou em empresas privadas, mediante apresentação de relatórios; Atividades profissionais na área do Curso em órgãos públicos ou privados, mediante apresentação de Relatório; Outras atividades reconhecidas pelo Colegiado do Curso.

Estágio curricular supervisionado

O Projeto Pedagógico do Curso Redes de Computadores da FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA reconhece que o contato com o mercado de trabalho, ainda durante o período de formação, possibilita a consolidação de conceitos, contribui na preparação para a carreira profissional e orienta o estudante de Redes de Computadores na sua escolha de especialização profissional. Neste sentido, e considerando que de acordo com o parágrafo 3º do Artigo 7º da Resolução 004/2005, a inclusão do Estágio Supervisionado no currículo do Curso de Graduação é uma opção da IES ofertante do curso, o curso Redes de Computadores da FAT opta pelo cumprimento do estágio, objetivando colocar no mercado as práticas vivenciadas em laboratório. Dessa forma, o estágio poderá ser realizado pelo estudante no 5º e 6º acompanhado pelas disciplinas Estágio Supervisionado I e II.

Duração Mínima: 6 semestres
Carga Horária: 2.000 horas
Formação: Graduação em Tecnologia
Horário: Noturno

Princípios Norteadores da Grade Curricular

1. Evitar o prolongamento desnecessário do curso de graduação, tendo em vista o atual paradigma da educação continuada;
Incentivar uma sólida formação geral, para que o futuro contador possa superar os desafios das renovadas condições do exercício profissional;
2. Estimular práticas de estudos independentes, visando à progressiva autonomia profissional e intelectual do aluno;
3. Valorizar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências fora do ambiente escolar, especialmente as que se refiram à experiência profissional;
4. Fortalecer a articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, bem como os estágios e a participação em atividades de extensão;
5. Contemplar conhecimentos que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais, especialmente as que se relacionem com o semi-árido baiano. 

Configuração da Grade Curricular

A grade curricular do Curso de Rede de Computadores da FAT assume a seguinte configuração:

1º SEMESTRE
Disciplina C/H
Língua Portuguesa 68
Introdução à Computação 68
Algoritmos e Programação 68
Lógica Matemática 68
Ambiente Internet 68
Total 340
2º SEMESTRE
Disciplina C/H
Dinâmica de Grupo e Criatividade 68
Inglês Instrumental 68
Montagem e Manutenção de Computadores 68
Redes de Computadores 68
Estrutura de Dados e Arquivos 68
 Total 340
3º SEMESTRE
Disciplina C/H
Sistemas Operacionais 68
Empreendedorismo 68
Banco de Dados 68
Aplicações e Transmissões de Dados Multimídia 68

Programação Orientada a Objetos

68
Total 340
4º SEMESTRE
Disciplina C/H
Métodos de Pesquisa 34
Comércio Eletrônico 68
Software Livre 68
Sistemas Distribuídos 68
Ética e Direitos Humanos em Computação 34
Segurança Computacional 68
Total 340
5º SEMESTRE
Disciplina C/H
Administração e Gerência de Redes de Computadores 68
Cabeamento e Equipamentos de Redes 68
Tecnologias TCP/IP 68
Princípios de Telecomunicações 68

Computação Móvel e Redes Sem Fio

68

Estágio Supervisionado I

110
Total 340
6º SEMESTRE
Disciplina C/H
Laboratório de Administração de Redes 102
Projeto de Redes de Computadores I 68
Projeto de Redes de Computadores II 34
Segurança de Redes de Computadores 68
Trabalho de Conclusão de Curso 68
Optativa 34
Estágio Supervisionado II 110
Total 372

O dimensionamento da carga horária foi estruturado, considerando o semestre composto de 18 semanas, sendo 04h./aulas por turno e disciplinas com 04 horas aulas/semana.

Optativas
Profa. Me. Jamylle Santana

Profa. Me. Jamylle Santana


jamylle@fat.edu.br
(75) 3616-9451