Publicidade e Propaganda


Características gerais

O Curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da FAT foi autorizado pela Portaria Ministerial nº 401 de fevereiro de 2006, publicada no Diário Oficial da União de 03 de fevereiro mesmo ano. E reconhecido por meio da Portaria MEC nº 364, de 23 de agosto de 2011, publicada no Diário Oficial da União de 25 de agosto de 2011.
O Curso funciona na sede da Faculdade, na Rua Juracy Magalhães, 222 – Ponto Central – Feira de Santana – Bahia e tem autorização para ofertar 160 vagas anuais, nos turnos vespertino e noturno. Sua carga horária total é de 3.152 (três mil, cento e cinquenta e duas) horas, que devem ser integralizadas em, no mínimo, quatro anos.

A Comunicação é um recurso econômico, cultural e político fundamental na sociedade, devendo sua utilização ser objeto de planejamento racional, levando em conta os interesses dos diversos setores da sociedade. Em épocas de turbulências econômico-sociais, mudanças e incertezas torna-se uma das mais importantes áreas da atividade humana, onde o esforço cooperativo do homem aparece como base fundamental da sociedade. A eficácia da comunicação depende principalmente da capacidade daqueles que exercem a função de comunicar. O avanço tecnológico e o desenvolvimento do conhecimento humano só produzirão efeitos satisfatórios se o gerenciamento da comunicação for qualificado, eficiente, efetivo e eficaz. Daí a concepção dos cursos de comunicação com suas habilitações ser de maior importância, principalmente por se apresentarem como solução para problemas no universo da prestação de serviços.
O curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana tem duração de quatro anos. O aluno conhecerá as técnicas de criação de mensagens publicitárias em disciplinas como, criação e redação publicitária, fotografia, direção de arte e produção gráfica, adequando-as às diferentes linguagens da propaganda: comercial, institucional ou política; vai aprender a produzir anúncios impressos e comerciais para rádio e televisão, definir estratégias de mercado, elaborar planos de mídia, planilhas de custo e outras ações necessárias à prática da profissão.
Preocupa-nos, ainda, a construção do saber próprio do campo da comunicação publicitária integrado aos diversos segmentos de uma comunicação integrada, possibilitando a formação de um profissional apto a trabalhar não apenas em agências de publicidade, mas em veículos, fornecedores e clientes, bem como em assessoria de comunicação e planejamento estratégico de comunicação.
Dessa forma, então, o curso de Comunicação Social da Faculdade Anísio Teixeira entende a comunicação publicitária enquanto campo de encontro de diversas áreas de conhecimento, no qual os fenômenos da comunicação mercadológica devem ser pensados como uma fundamentação plural do pensamento. Assim, buscar desenvolver em seus alunos um saber integrado e articulado com outras áreas de conhecimento que integram o rol de interesse dos estudos em comunicação é preocupação constante no projeto de ações educacionais da instituição e do curso.
Além disso, as disciplinas optativas promovem, durante o curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, uma reflexão sobre a inclusão social e os problemas socioculturais em observância aos direitos humanos e à promoção da igualdade. O curso consolida no estudante a responsabilidade social, considerando que inclusão implica participação ativa no grupo social pautada no respeito à diversidade individual e à pluralidade cultural.

Missão

O curso tem como missão formar profissionais competentes, capazes de se situar diante da sociedade como cidadãos, tecnicamente preparados para desempenhar bem suas funções, através da oferta de soluções inovadoras e de qualidade. Dessa forma, o curso busca estabelecer uma prática de ensino da publicidade que articule as áreas do conhecimento implicadas na formação de um profissional de comunicação. Ou seja, uma formação marcada pelo conhecimento humanístico e social, no qual o estudo da publicidade é orientado por uma compreensão da comunicação enquanto ferramenta de estratégica mercadológica, aliada aos conhecimentos das artes visuais e o estudo da linguagem.

Objetivos do Curso

O curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana formará profissionais com capacidade de gestão, empreendedores, preparados para exercer funções de assessoramento, chefia, gerenciamento, direção de pesquisa e planejamento no âmbito da Publicidade e Propaganda.

O curso tem como objetivo principal formar profissionais que tenham conhecimento científico, técnico, artístico e estético necessários para a compreensão dos fenômenos da comunicação no sentido de propor soluções a partir do domínio desses conhecimentos.Para a formação almejada ser atingida, o curso propiciará meios para o estudante desenvolver sua aptidão e habilidade, priorizando:

  • a formação crítica do aluno;
  • o estudo e o desenvolvimento dos processos de produção e dos usos coletivos dos meios de comunicação;
  • a pesquisa, desenvolvimento e controle das tecnologias próprias à comunicação;
  • o estímulo à criatividade;
  • a adequação à realidade regional
  • a oferta dos meios, equipamentos e laboratórios para que esses conhecimentos sejam colocados em prática
  • a responsabilidade social da profissão, mantendo os compromissos éticos estabelecidos

 

Competências e Habilidades Desejadas

As competências e habilidades a serem desenvolvidas durante o período de formação do Publicitário, conforme estabelece as Diretrizes Curriculares específicas do curso, são as seguintes:

·         Responder pelo atendimento ao cliente;

·         Realizar o planejamento da comunicação e criação;

·         Responder pela produção de campanhas criativas;

·         Assessorar os cargos de Direção e Chefia no aconselhamento, na criação e produção de campanhas;

·         Exercer cargos públicos e privados nas Secretarias ou departamentos de comunicação nas empresas privadas e públicas;

·         Responder pelo departamento, gerências, etc., de Propaganda e Publicidade;

·         Responder pelo departamento, gerências, etc., de promoção de Vendas de Comunicação, de Pesquisa, de Marketing nas empresas em geral, públicas ou privadas;

·         Trabalhos em agências de publicidade nos setores de criação, produção, promoção, etc.

·         Dominar linguagens e competências estéticas e técnicas para criar, orientar e julgar materiais de comunicação pertinentes a suas atividades;

·         Planejar, executar e administrar campanhas de comunicação com o mercado, envolvendo o uso da propaganda e de suas outras formas de comunicação, como a promoção de vendas, o merchandising e o marketing direto.

Perfil do Egresso

Os egressos do Curso de Publicidade e Propaganda devem possuir aptidões para responder pelas atividades de atendimento ao cliente, de planejamento de comunicação, de criação de textos e imagens, de mídia e de produção para os meios impressos, audiovisuais(eletrônicos ou não); veiculação, recepção, monitoramento de processos comunicacionais e avaliação de resultados, analisando criticamente o campo da publicidade e da propaganda.

Além disso, os egressos também estarão preparados com uma formação profissional que lhe capacita para o conhecimento e o domínio dos meios e técnicas para atuar em promoção de empresas e instituições através de campanhas criativas que valorizam o produto ou o serviço, ou mesmo a instituição, perante os consumidores diretos e o público em geral, mantendo um posicionamento ético e político sobre o papel e o exercício do poder da comunicação e da publicidade e propaganda em relação à diversidade das demandas sociais.

Esses profissionais devem demonstrar ao público-alvo uma visão prática, competente e ágil,com criatividade, senso artístico, imaginação, facilidade para lidar com a linguagem, capacidade de transmitir ideias, dinamismo e liderança. Trabalhar com publicidade exige profissionais bem informados, com aptidão artística, verbal e numérica; conhecimentos de sociologia, filosofia, história da arte, da cultura, da modernidade; técnicas de mercadologia, noções de psicologia social, interesse por novos conhecimentos e facilidade no relacionamento interpessoal.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho na Bahia acompanha uma tendência nacional com algumas vantagens adicionais para o estado. A região de Feira de Santana, o segundo mais importante pólo econômico do estado, com mais de 470 mil habitantes e uma área de mais de 1,3 mil Km2, a apenas 108 Km de Salvador atrai empresas de diversos setores como Pirelli Pneus, Jossan da Bahia, Cervejaria Kaiser, Refrigerantes da Bahia (Coca-Cola), Locarpe Embalagens, Nestlé, Avipal Nordeste S/A, Química Geral do Nordeste, Belgo Bekaert Nordeste, Primor,

Na realidade, Feira de Santana, pela sua localização estratégica cortada por três rodovias federais (BR 101, 116 e 324) e quatro estaduais (BA 052, 502, 503, 504), lidera uma região de 96 municípios e mais de 2,7 milhões de habitantes. Sua economia é diversificada, possuindo força em setores como agropecuária, comercio, indústria e de serviços de apoio urbano. A cidade ostenta posição de centro distribuidor da produção regional e pólo de negócios e atividades dinâmicas. A educação superior também acompanha este processo de expansão. Além da UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana, o município possui sete faculdades particulares, incluindo a FAT - Faculdade Anísio Teixeira.

Dessa forma, mercado de trabalho para os profissionais de comunicação é grande não só no Brasil como especificamente na Bahia, onde, nos últimos anos, inúmeros jornais, revistas, emissoras de rádio e TV estão sendo instalados, abrindo um canal maior para a apresentação dos apelos e soluções profissionais. As agências têm se multiplicado, criando maiores possibilidades de aproveitamento desse profissional que a cada dia atua junto a instituições públicas ou privadas criando meios de relacioná-las com o seu público alvo seja mostrando a sua eficácia (atendimento), ou a sua imagem (institucional).

Em Feira de Santana, existe uma repetidora da TV Bahia, afiliada à Rede Globo, TV Subaé, e um campo de trabalho que conta com mais de vinte e quatro agências (a maior parte filiada a ABAP-BA e Associação Baiana do Mercado Publicitário), sete emissoras de rádio, entre AM e FM, um jornal diário, três semanários e três revistas, que circulam em Feira de Santana e cidades vizinhas.

Assim, os principais setores de atuação para o profissional da área são agências de publicidade e propaganda, assessorias de comunicação, departamentos de marketing em empresas e organizações, produtoras de vídeo, estúdios fotográficos especializados publicidade, bureaus de mídia, editoras, jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão, empresas de promoção e eventos, empresas de tecnologia virtual (internet), redes sociais, veículos alternativos, institutos de pesquisa, etc.

Atividades Complementares

São contempladas na Resolução CONSAC 019/2010 (em anexo no Projeto Pedagógico do Curso para Reconhecimento) que regulamenta as atividades complementares dos Cursos de Graduação da FAT.

Com base nesta Resolução, as Atividades Complementares têm por finalidade proporcionar ao graduando (a) condições de realizar, concomitantemente às disciplinas da matriz curricular, atividades autônomas e flexíveis que contribuam para a formação pessoal e profissional do (a) aluno (a). Devem se apoiar em mecanismos que ajudem a consolidar, ampliar ou aprofundar a formação básica do (a) discente.
As atividades complementares, propostas para o Curso de Publicidade e Propaganda, com base na Resolução supracitada, possui a carga horária de 200 horas.

Integralização: Mínimo de 08 semestres
Turnos: Vespertino e Noturno
Formação: Bacharelado



Princípios Norteadores da Grade Curricular

  1. Evitar o prolongamento desnecessário do curso de graduação, tendo em vista o atual paradigma da educação continuada;
  2. Incentivar uma sólida formação geral, para que o futuro publicitário possa superar os desafios das renovadas condições do exercício profissional;
  3. Estimular práticas de estudos independentes, visando à progressiva autonomia profissional e intelectual do aluno;
  4. Valorizar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências fora do ambiente escolar, especialmente as que se refiram à experiência profissional;
  5. Fortalecer a articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, bem como os estágios e a participação em atividades de extensão;
  6. Contemplar conhecimentos que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais, especialmente as que se relacionem com Feira de Santana e toda a região. 

Configuração da Grade Curricular

A grade curricular do Curso de comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda  da FAT assume a seguinte configuração:

1º SEMESTRE
Cód. DISCIPLINA CARGA HORÁRIA PRÉ-REQUISITO
01 Língua Portuguesa 72  
02 Sociologia Geral e da Comunicação 72  
03 História da Comunicação 72  
04 Informática Aplicada 72  
05 Introdução à Publicidade e Propaganda 72  
CARGA HORÁRIA TOTAL 360  
2º SEMESTRE
Cód. DISCIPLINA CARGA HORÁRIA PRÉ-REQUISITO
06

Língua Portuguesa II

72  
07 Metodologia da Pesquisa em Comunicação 72  
08 Teoria da Comunicação 72  
09 Filosofia 72  
10 Marketing I 72  
CARGA HORÁRIA TOTAL 360  
3º SEMESTRE
Cód. DISCIPLINA CARGA HORÁRIA PRÉ-REQUISITO
11 Realidade Brasileira e Regional 72  
12 Cultura Brasileira e Regional 72  
13 Comunicação e novas tecnologias 72  
14 Planejamento e Produção Gráfica 72  
15 Marketing II 72  
CARGA HORÁRIA TOTAL 360  
4º SEMESTRE
Cód. DISCIPLINA CARGA HORÁRIA PRÉ-REQUISITO
16 Criatividade e Criação Publicitária 72  
17 Redação Publicitária I 72  
18 Direção de Arte 72  
19 Fotografia 72  
20 Produção de Vídeo em Publicidade e Propaganda I 72  
CARGA HORÁRIA TOTAL 360  
5º SEMESTRE
Cód. DISCIPLINA CARGA HORÁRIA PRÉ-REQUISITO
21 Produção de Áudio em Publicidade 72  
22 Redação Publicitária II 72  
23 Fotografia Publicitária 72  
24 Produção de Vídeo em Publicidade II 72  
25 Estética e História da Arte 36  
26 Introdução à Semiótica 36  
CARGA HORÁRIA TOTAL 360  
6º SEMESTRE
Cód. DISCIPLINA CARGA HORÁRIA PRÉ-REQUISITO
27 Psicologia Social 72  
28 Pesquisa de Mercado 72  
29 Mídia I 72  
30 Introdução à Economia 72  
31 Introdução às relações Públicas 36  
32 Estatística 36  
CARGA HORÁRIA TOTAL 360  
7º SEMESTRE
Cód. DISCIPLINA CARGA HORÁRIA PRÉ-REQUISITO
33 Mídia II 72  
34 Planejamento em Publicidade e Propaganda 72  
35 Elaboração de Projetos em Comunicação 72  
36 Comportamento do Consumidor 72  
37 Administração em Publicidade e Propaganda 36  
38 Ética e Legislação em Publicidade e Propaganda 36  
CARGA HORÁRIA TOTAL 360  
8º SEMESTRE
Cód. DISCIPLINA CARGA HORÁRIA PRÉ-REQUISITO
39  Assessoria de Comunicação 72  
  Optativa 72  
41 Trabalho de Conclusão de Curso 288  

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS
Cód. DISCIPLINA CARGA HORÁRIA PRÉ-REQUISITO
40 Libras 72  
40 Seminários de Pesquisa em Publicidade e Propaganda 72  
40 Mídia e Relações  Étnico-raciais 72  
40 Comunicação e Educação Ambiental 72  

     

CARGA HORÁRIA TOTAL 432
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 200
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 3152


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O dimensionamento da carga horária foi estruturado, considerando o semestre composto de 18 semanas, sendo 04h./aulas por turno e disciplinas com 04 horas aulas/semana.


1 º Semestre

2 º Semestre

3 º Semestre

4 º Semestre

5 º Semestre

6 º Semestre

7 º Semestre

8 º Semestre

OPTATIVAS

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Coordenação:
Profa. Ms. Marly Caldas

E-mail:
comunicacao@fat.edu.br

Telefone:
(75) 3616-9451

FACULDADE ANISIO TEIXEIRA DE FEIRA DE SANTANA
Rua Juracy Magalhães, 222 - Ponto Central - CEP 44032-620 - Feira de Santana - Bahia - Brasil
Telefax: (75) 3616-9451 / E-mail: fat@fat.edu.br
Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001, D.O.U. de 26 de março de 2001.
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