Ciências Contábeis


 

Características Gerais

O Curso de Ciências Contábeis da FAT foi autorizado pela Portaria Ministerial nº 552, de 22 de março de 2001, publicada no Diário Oficial da União de 26 de março do mesmo ano, ou seja, pelo mesmo instrumento que autorizou o funcionamento da FAT. Seu primeiro reconhecimento se deu por meio da Portaria MEC nº 3.942, de 14 de Novembro de 2005, publicada no Diário Oficial da União de 17 de novembro de 2005. O segundo veio com a Portaria Ministerial nº 415, de 11 de outubro de 2011, publicada no Diário Oficial da União de 14 de outubro de 2011. O Curso funciona na sede da Faculdade, na Rua Juracy Magalhães, 222 – Ponto Central – Feira de Santana – Bahia e tem autorização para ofertar 200 vagas anuais, nos turnos diurno e noturno. Sua carga horária total é de 3.392 (três mil, trezentos e noventa e duas) horas, que devem ser integralizadas em quatro anos.

Missão

A missão do Curso de Ciências Contábeis da FAT é formar profissionais-cidadãos conscientes de suas responsabilidades e preparados para uma atuação profissional de excelência na área contábil, contribuindo firmemente para o desenvolvimento socioeconômico de Feira de Santana e região. 
Como se observa, a missão do curso está alinhada com a da FAT, em sentido geral, que é formar profissionais competentes, capazes de se situar diante da sociedade como cidadãos, tecnicamente preparados para desempenhar bem suas funções, através da oferta de soluções educacionais inovadoras e de qualidade. Ressalta-se, inclusive, que esta IES procura não apenas formar especialistas, mas também cidadãos éticos, detentores de uma visão abrangente que os capacite a entender o seu papel profissional no mundo. Em outras palavras, pessoas críticas de suas próprias ações, capazes de investigar a realidade, e de interagir com outros setores da sociedade, conscientes da responsabilidade social da sua prática profissional.

Objetivos do Curso

O objetivo principal do curso de Ciências Contábeis é formar um profissional capaz de suprir os modelos decisórios das diversas organizações com informações de caráter econômico-financeiro, visando à otimização de seus resultados. Busca-se também preparar o aluno para o constante desafio de aprender a aprender, já que esta é uma das habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho, ou seja, cada vez mais se exige dos profissionais a capacidade de adquirir novos conhecimentos.
Especificamente, o Curso de C. Contábeis da FAT pretende: levar o estudante a compreensão de normas e princípios contábeis de maneira sistêmica; dotar o estudante de raciocínio lógico, crítico e analítico para a solução de problemas de natureza contábil; capacitar o estudante à elaboração, interpretação e análise das demonstrações financeiras; desenvolver habilidades para o uso dos instrumentos contábeis visando o estabelecimento de estratégias administrativas; despertar a capacidade empreendedora; propiciar condições para a consciência de responsabilidade social e ética; incentivar o estudante na busca do aperfeiçoamento permanente; desenvolver a capacidade de comunicação e liderança, dotando-o de habilidades capazes de promover  e integrar o trabalho em equipe. Cabe salientar que aliado à formação de caráter profissional, o Curso em epígrafe tem por objetivo também formar cidadãos comprometidos com a melhoria das condições de vida da sociedade em geral e, particularmente, da população que habita o semiárido baiano.

Competências e Habilidades Desejadas

O Curso busca formar profissionais que possuam as seguintes competências e habilidades, conforme diretrizes curriculares vigentes: 
a) Demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;
b) Ser capaz de desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico-analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação;
c) Ser capaz de aplicar o raciocínio lógico e crítico-analítico, visando à elaboração de pareceres e relatórios empresariais de natureza econômico-financeira que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais; 
d) Ser capaz de articular, motivar e liderar equipes multidisciplinares para a captação de dados, geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão; 
e) Ser proficiente no uso da terminologia e linguagem contábil/atuarial, entendendo não apenas como a Contabilidade deve se comunicar com os diversos estratos de usuários, mas, principalmente, porque deve se comunicar desta ou de outra forma; 
f) Reconhecer que o atual papel da Contabilidade não se esgota no fornecimento de dados que viabilizem a otimização de resultados econômicos, mas deve abranger também a divulgação de eventos de interesse social; 
g) Aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis; 
h) Exercer com ética, humanismo e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais; 
i) Compreender que a contínua aquisição de conhecimentos é condição essencial ao adequado exercício profissional, especialmente na atual conjuntura econômica; 
j) Atuar com a consciência de sua responsabilidade para com o desenvolvimento de uma sociedade democrática, justa e solidária, especialmente no que se refere aos interesses dos que habitam a microrregião de Feira de Santana. 

Perfil do Egresso

O egresso do Curso de Ciências Contábeis da FAT deve ser capaz de compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras em âmbito nacional e internacional dos diferentes modelos de organizações, assegurando o pleno domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, domínio atuarial e de mensurações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com plena utilização de inovações tecnológicas, revelando capacidade crítico-analítica para avaliar as implicações organizacionais com o advento das tecnologias da informação.
Contudo, espera-se que ele não apenas esteja apto a contribuir para que as organizações alcancem maior grau de eficácia sob o ponto de vista econômico-financeiro, mas também possa tratar a Contabilidade como instrumento de apoio à cidadania. Nesse particular, partimos do princípio de que, modernamente, as organizações devem ser exigidas a prestar contas mais amplas sobre os efeitos sociais de suas atividades.

Mercado de Trabalho

Quanto às áreas de atuação profissional, em Feira de Santana e região, o contador tanto pode se direcionar para a contabilidade propriamente dita e a auditoria, como também para a controladoria econômico-financeira, que tem por fundamento o uso mais racional dos recursos da organização e onde as competências gerenciais são mais requeridas. Importa salientar que estas oportunidades tendem a se ampliar e a incorporar variadas alternativas de atuação profissional. Afinal, este município, com tamanha diversificação de negócios, incorporou nas últimas três décadas, uma importância econômica que age como polo gravitacional na confluência da produção e distribuição de bens e serviços, transformando-se num eixo básico da região.  Suas atividades se expandem para as áreas do recôncavo, do semiárido baiano, chegando a atingir outros estados da Federação.

Portadora de uma economia diversificada, Feira de Santana é uma cidade de atração demográfica, de geração de emprego, renda e de grandes oportunidades de negócios, em todos os setores de atividades econômicas. Isto tem contribuído para que a Faculdade Anísio Teixeira se consolide como uma grande provedora de recursos humanos, em seus diversos cursos de graduação e, particularmente, no de Ciências Contábeis.

 

Atividades Complementares

Finalidades: 


O Projeto Pedagógico do curso de Ciências Contábeis da FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA, considerando a importância de outras atividades acadêmicas na formação do profissional da área contábil, reservou um total de 200 horas para a realização de atividades complementares. Compreende-se que tais atividades ampliam os conteúdos das disciplinas que integram o currículo em sentido estrito, permitindo de forma mais efetiva a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade necessárias ao Contador do novo milênio. 

Tipos: 


Participação em projetos institucionais de extensão ou iniciação científica orientadas por docentes; Monitorias de ensino em disciplinas pertencentes à grade curricular; Participação na Empresa Júnior vinculada ao Curso de Contábeis; Estágios extracurriculares com acompanhamento de professor supervisor.; Publicação de artigo científico em revista especializada; Participação em eventos relacionados à área contábil ou áreas afins (jornadas, seminários, congressos), como ouvinte, monitor ou em comissão de realização de eventos; Participação em eventos técnico-científicos com apresentação de trabalhos na área de sua formação ou áreas afins; Representação estudantil nos diversos órgãos da Faculdade; Participação em Diretório Central dos Estudantes e Diretório Acadêmico; Outras atividades reconhecidas pelo Colegiado do Curso.

 

Estágio curricular supervisionado

O Estágio Curricular Supervisionado é de caráter obrigatório e está voltado para desempenhos profissionais antes de se considerar concluído o curso. À medida que os resultados do estágio forem sendo verificados, interpretados e avaliados, o estagiário poderá identificar a necessidade de melhorar a aprendizagem nos conteúdos e práticas em que se sentir inseguro. O estágio é componente direcionado à consolidação dos desempenhos profissionais desejados e inerentes ao perfil idealizado para o egresso.
As atividades do estágio curricular supervisionado estão regulamentadas por normas próprias, aprovadas pelo Conselho Acadêmico da Faculdade.

Integralização: Mínimo de 08 semestres
Turno: Noturno
Formação: Bacharelado



 Princípios Norteadores da Grade Curricular

1. Evitar o prolongamento desnecessário do curso de graduação, tendo em vista o atual paradigma da educação continuada;
Incentivar uma sólida formação geral, para que o futuro contador possa superar os desafios das renovadas condições do exercício profissional;
2. Estimular práticas de estudos independentes, visando à progressiva autonomia profissional e intelectual do aluno;
3. Valorizar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências fora do ambiente escolar, especialmente as que se refiram à experiência profissional;
4. Fortalecer a articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, bem como os estágios e a participação em atividades de extensão;
5. Contemplar conhecimentos que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais, especialmente as que se relacionem com o semi-árido baiano. 

Configuração da Grade Curricular

A grade curricular do Curso de Ciências Contábeis da FAT assume a seguinte configuração:

1º SEMESTRE
Disciplina C/H
Instituições de Direito Público e Privado 72
Matemática 72
Contabilidade Introdutória I 72
Português Instrumental 72
Teoria Econômica I 72
Total 360
2º SEMESTRE
Disciplina C/H
Teoria Geral da Administração 72
Metodologia do Trabalho Científico 72
Teoria Econômica II 72
Informática 72
Contabilidade Introdutória II 72
 Total 360
3º SEMESTRE
Disciplina C/H
Estatística 72
Contabilidade Intermediária I 72
Contabilidade de Custos 72
Matemática Financeira 72

Comunicação Empresarial

72
Total 360
4º SEMESTRE
Disciplina C/H
Legislação Comercial 72
Análise de Custos 72
Métodos Quantitativos 72
Contabilidade Intermediária II 72
Psicologia Aplicada 72
Total 360
5º SEMESTRE
Disciplina C/H
Optativa I (Grupo A) 72
Análise das Demonstrações Contábeis 72
Contabilidade Gerencial 72
Legislação Tributária 72
Contabilidade Avançada 72
Total 360
6º SEMESTRE
Disciplina C/H
Sociologia 72
Teoria da Contabilidade 72
Auditoria I 72
Estágio Supervisionado I (Práticas em Laboratório) 72
Contabilidade Internacional 72
Total 360
7º SEMESTRE
Disciplina C/H
Legislação Social e Trabalhista 72
Auditoria II 72
Perícia Contábil 72
Trabalho de Conclusão de Curso I 72
Estágio Supervisionado II (Atividades de Campo) 240
Contabilidade Pública 72
Total 600
8º SEMESTRE
Disciplina C/H
Administração Financeira e Orçamento 72
Controladoria 72
Ética e Legislação Profissional 36
Optativa II ( Grupo B) 36
Trabalho de Conclusão de Curso II 144
Optativa III (Grupo A) 72
Total 436

 

Disciplinas optativas

Do conjunto de disciplinas Optativas, o aluno deve escolher três para completar a carga horária que deve ser integralizada.

Grupo A Carga Horária
Contabilidade Tributária 72
Jogos de Empresa 72
Contabilidade Ambiental 72
Inglês Instrumental 72
 Grupo B Carga Horária
LIBRAS 36
Tópicos de Direitos Humanos 36
Relações Étnico-Raciais e de Gênero nas Organizações 36

 

 


Estamos atualizando essa seção.



O dimensionamento da carga horária foi estruturado, considerando o semestre composto de 18 semanas, sendo 04h./aulas por turno e disciplinas com 04 horas aulas/semana.


1 º Semestre

2 º Semestre

3 º Semestre

4 º Semestre

5 º Semestre

6 º Semestre

7 º Semestre

8 º Semestre

OPTATIVAS

Estamos atualizando essa seção.

 

 

 

Coordenação:
Dr. José Maria Dias Filho

E-mail:
zemariadias@uol.com.br

Telefone:
(75) 3616-9451

FACULDADE ANISIO TEIXEIRA DE FEIRA DE SANTANA
Rua Juracy Magalhães, 222 - Ponto Central - CEP 44032-620 - Feira de Santana - Bahia - Brasil
Telefax: (75) 3616-9451 / E-mail: fat@fat.edu.br
Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001, D.O.U. de 26 de março de 2001.
Webmail