Características Gerais

O Curso de Licenciatura em Pedagogia da FAT foi autorizado pela Portaria Ministerial nº 403 de 29/09/2011, publicada no Diário Oficial da União de 03/10/2011. O Curso funciona na sede da Faculdade, na Rua Juracy Magalhães, 222 – Ponto Central – Feira de Santana – Bahia e tem autorização para ofertar 200 vagas anuais, nos turnos vespertino e noturno. Sua carga horária total é de 3.348 (três mil, trezentos e quarenta e oito) horas, que devem ser integralizadas em quatro anos.

Missão

Pretende formar para o exercício da docência profissional para a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental como agentes de mudança, mediadores da aprendizagem dos alunos, capacitando-os a lidar com a diversidade na criação e utilização de estratégias, novas metodologias e elaboração de materiais de apoio, desenvolvendo o hábito de trabalho em equipe e a complementaridade de atividades educativas aos estudos.

Objetivos do Curso

O curso de Pedagogia da FAT objetiva a formação do profissional da educação capaz de atuar com ética e compromisso em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo. Além disso, visa à formação desse profissional capaz de reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas; e capaz de identificar problemas socioculturais e educacionais, respeitando as diferenças.

Competências e Habilidades Desejadas

O Curso busca formar profissionais que possuam as seguintes competências e habilidades, conforme diretrizes curriculares vigentes: 

I - atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
II - compreender o seu papel na formação dos estudantes da educação básica a partir  de  concepção  ampla  e  contextualizada  de  ensino  e  processos  de  aprendizagem  e desenvolvimento destes, incluindo aqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria; 
III - trabalhar na promoção da aprendizagem e  da ampliação de sujeitos em  diferentes  fases  do  desenvolvimento  humano  nas  etapas  e  modalidades  de  educação básica;
IV - dominar os conteúdos específicos e pedagógicos e as abordagens teórico-metodológicas  do  seu  ensino,  de  forma  interdisciplinar  e  adequada  às  diferentes  fases  do desenvolvimento humano;
V  -  relacionar  a  linguagem  dos  meios  de  comunicação  à  educação,  nos 
processos  didático -pedagógicos,  demonstrando  domínio  das  tecnologias  de  informação  e comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem;
VI - promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a 
família e a comunidade;
VII - identificar  questões  e  problemas  socioculturais  e  educacionais,  com postura  investigativa,  integrativa  e  propositiva  em  face  de  realidades  complexas,  a  fim  de contribuir  para  a  superação  de  exclusões  sociais,  étnico-raciais,  econômicas,  culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras;
VIII - demonstrar  consciência  da  diversidade,  respeitando  as  diferenças  de natureza  ambiental-ecológica,  étnico-racial,  de  gêneros,  de  faixas  geracionais,  de  classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, de diversidade sexual, entre outras;
IX - atuar  na  gestão  e  organização  das  instituições  de  educação  básica, planejando,  executando,  acompanhando  e  avaliando  políticas,  projetos  e  programas educacionais;
X - participar da gestão  das instituições de educação básica, contribuindo para a  elaboração,  implementação,  coordenação,  acompanhamento  e  avaliação  do  projeto pedagógico;
XI - realizar pesquisas que proporcionem conhecimento sobre os estudantes e sua realidade  sociocultural,  sobre  processos  de  ensinar  e  de  aprender,  em  diferentes  meios ambiental-ecológicos, sobre propostas curriculares e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas, entre outros;
XII - utilizar  instrumentos  de  pesquisa  adequados  para  a  construção  de conhecimentos pedagógicos e científicos, objetivando a reflexão sobre a  própria prática  e a discussão e disseminação desses conhecimentos;
XIII - estudar e compreender criticamente as Diretrizes Curriculares Nacionais, além de outras determinações legais, como componentes de formação  fundamentais  para  o exercício do magistério.

Perfil do Egresso

O curso de Pedagogia da FAT objetiva a formação do profissional da educação capaz de atuar com ética e compromisso em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo. Além disso, visa à formação desse profissional capaz de reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas; e capaz de identificar problemas socioculturais e educacionais, respeitando as diferenças existentes na sociedade.

Mercado de Trabalho

As possibilidades de atuação do pedagogo são amplas, em espaços escolares e não escolares, pois, além da docência e da gestão na escola, o pedagogo tem atuado em hospitais e empresas.

Atividades Complementares

Na Faculdade Anísio Teixeira, as Atividades Complementares têm por finalidade proporcionar ao graduando condições de realizar, concomitantemente às disciplinas da grade curricular, atividades autônomas e flexíveis que contribuam para a formação pessoal e profissional do aluno.  Estas devem se apoiar em mecanismos que ajudem a consolidar, ampliar ou aprofundar a formação básica do aluno.

Estágio Curricular Supervisionado

Em sua dimensão pedagógica, o Estágio Curricular Supervisionando integra Ensino, Pesquisa e Extensão, desenvolvendo e produzindo conhecimentos, na perspectiva de formar um profissional capaz de atuar na realidade de forma inquiridora e transformadora. Articular-se aos conteúdos de Iniciação à Pesquisa de disciplina específica constante no plano curricular de todos os cursos, e ao trabalho de conclusão de curso, estimula o desenvolvimento de atitude investigativa a ser perseguido como metodológico.
Nesse contexto, é planejado, organizado, acompanhado e avaliado pela Comissão de Estágio Supervisionado (CES), formada por um coordenador e professores orientadores, mediante regulamento próprio, sendo assegurada efetiva participação dos profissionais da educação onde será desenvolvida a respectiva atividade.
Seu planejamento e desenvolvimento dar-se-ão ao longo do curso, de modo a assegurar aos graduandos experiência de exercício profissional em ambientes escolares e não escolares que ampliem e fortaleçam atitudes éticas, conhecimentos e competências, conforme o previsto neste Projeto Pedagógico, prioritariamente em Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na participação em atividades de gestão, planejamento, implementação, coordenação e avaliação de atividades e projetos educativos.

Durante o estágio, o licenciando deverá proceder ao estudo e interpretação da realidade educacional do seu campo de estágio, desenvolver atividades relativas à docência e à gestão educacional, em espaços escolares e não escolares, produzindo uma avaliação desta experiência e sua autoavaliação.

O Estágio Curricular deve ser realizado, ao longo do curso, de modo a assegurar aos graduados, experiência de exercício profissional, em ambientes escolares e não escolares que ampliem e fortaleçam atitudes éticas, conhecimentos e competências:

  1. Na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, prioritariamente;
  2. Nas disciplinas pedagógicas dos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal;
  3. Na Educação Profissional na área de serviços e de apoio escolar;
  4. Na Educação de Jovens e Adultos;
  5. Na participação em atividades da gestão de processos educativos, no planejamento, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação de atividades e projetos educativos;
  6. Em reuniões de formação pedagógica.

Para a conclusão do curso, a cada aluno é obrigatória a integralização da carga
horária total do estágio prevista no currículo pleno do curso.
O acompanhamento e registro das atividades está no Manual do Estagiário.

Integralização: Mínimo de 08 semestres
Turno: Vespertino e Noturno
Formação: Licenciatura

 

NDE DE PEDAGOGIA

 

Profª Drª Selma Barros Daltro de Castro

Profª Msc Luciana Rios da Silva

Profª Msc Rafaela Gonzaga Matos

Profª Msc. Ana Conceição Alves Santiago

Profª Msc. Nancy Santos Caldas

Profª Msc. Rosana Fernandes Falcão

 

Programa das Disciplinas

A Matriz Curricular contempla os Núcleos de Estudos Básicos, de Aperfeiçoamento e Diversificação de Estudos e de Estudos Integrados, que compõem e estrutura do curso.

Distribuição Curricular
Formação Básica: 2748
Atividades Complementares: 200
Estágio Curricular Supervisionado: 400
Limite Mínimo: 04 anos
Limite Máximo: 07 anos
Carga Horária Geral: 3348

 

  Componentes Curriculares Carga Horária
1º Semestre Teórica Prática Total
PED001 Antropologia, Cultura e Educação 72 00 72
PED002 Fundamentos Filosóficos da Educação 72 00 72
PED003 Fundamentos Históricos da Educação 72 00 72
PED004 Introdução ao Trabalho Científico 72 00 72
PED005 Psicologia da Educação I 72 00 72
  Total: 360 00 360
2º Semestre Teórica Prática Total
PED006 Currículo 72 00 72
PED007 Didática Fundamental 72 00 72
PED008 Fundamentos e Didática da Alfabetização 72 00 72
PED009 Planejamento e Políticas Educacionais 72 00 72
PED010 Sociologia e Educação 72 00 72

 

Total: 360 00 360
3º Semestre Teórica Prática Total
PED011 Fundamentos e Didática da Arte Educação 72 00 72
PED012 Fundamentos e Didática da Língua Portuguesa 72 00 72
PED013 Fundamentos e Didática da Matemática 72 00 72
PED014 Metodologia da Pesquisa Educacional 72 00 72
PED015 Psicologia da Educação II 72 00 72

 

Total: 360 00 360
4º Semestre Teórica Prática Total
PED016 Avaliação Educacional 72 00 72
PED017 Fundamentos e Didática da Educação Infantil 72 00 72
PED018 Fundamentos e Didática da História 72 00 72
PED019 Fundamentos e Didática de Ciências Naturais 72 00 72
PED020 Fundamentos e Didática de Geografia 72 00 72

 

Total: 360 00 360
5º Semestre Teórica Prática Total
PED021 Educação em Valores 72 00 72
PED022 Estudos Temáticos em Educação 72 00 72
PED023 Literatura Infantil 72 00 72
PED024 Organização e Estrutura da Educação Básica 72 00 72
PED025 Trabalho Cotidiano na Educação Infantil 72 00 72
  Total: 360 00 360
6º Semestre Teórica Prática Total
PED026 Relações étnico-raciais na educação 72 00 72
PED027 Educação em espaços escolares e não-escolares 72 00 72
PED028 Educação Inclusiva 72 00 72
PED029 Estágio Supervisionado da Educação Infantil 60 90* 150
PED030 Projeto de Pesquisa I 72 28* 100
PED031 Tecnologia da Comunicação e Informação em Educação 72 00 72
  Total: 420 118 538
7º Semestre Teórica Prática Total
PED032 Educação Física, Jogos e Recreação 72 00 72
PED033 Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental 60 90* 150
PED034 Estatística Aplicada à Educação 72 00 72
PED035 Fundamentos e Didática da Educação de Jovens e Adultos 72 00 72
PED036 LIBRAS 72 00 72
PED037 Projeto de Pesquisa II 72 28* 100
  Total: 420 118 538
8º Semestre Teórica Prática Total
         
PED038 Educação do Campo 72 00 72
PED039 Estágio Supervisionado do Ensino de EJA 72 28 100
PED040 Trabalho de Conclusão de Curso 72 28 100

 

Total: 216 256 472

 

O dimensionamento da carga horária foi estruturado, considerando o semestre composto de 18 semanas, sendo 04h./aulas por turno e disciplinas com 04 horas aulas/semana.

Optativas

Sem disciplinas optativas.

Profª Drª Selma Barros Daltro de Castro

Profª Drª Selma Barros Daltro de Castro


pedagogia@fat.edu.br
(75) 3616-9451