Nutrição


 

O Curso

Alvo da recente expansão da oferta do número de vagas em cursos universitários no país, os cursos de Nutrição lograram nos últimos cinco anos um importante crescimento em várias regiões do país. Particularmente no campo das Ciências da Saúde tem ocorrido um aumento vertiginoso da oferta de serviços pela implementação em toda a região de macroprogramas governamentais como o Programa de Saúde da Família e o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN. Some-se a esses, as demandas em outras áreas de atuação do nutricionista como a de Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição que vem sendo implementadas nas indústrias da região e em iniciativas públicas como na merenda escolar, reveste-se de grande importância e torna-se coerente a manifestação da Faculdade Anísio Teixeira – FAT de sua intenção quanto à oferta do curso de Nutrição em Feira de Santana.

Tem-se como meta formar profissionais com uma percepção integral da nutrição social e alimentação humana, de sua relação com o meio ambiente e a incorporação no seu processo de formação conhecimentos, habilidades e atitudes que possibilitem maior perfomance na auto-aprendizagem; nas relações inter-pessoais e uma visão mais holística do ser humano na sua relação com o alimento e a saúde. E, é desenvolvendo um modelo de ensino baseado na universalidade de valores, que busca-se uma proposta que possibilite a construção de um paradigma de atenção à saúde e de acesso ao bem-estar, no qual o nutricionista possa estar plenamente integrado, mediante suas qualificações multisetoriais e que contemple uma concepção de formação cidadã, humanística e cristã, disposto a se manifestar em prol dos menos favorecidos e excluídos.   

Características do Curso

O Curso de Nutrição da Faculdade Anísio Teixeira, tem por finalidade precípua, promover formação profissional de excelência. Destina-se pois a fornecer instrumentos para a capacitação de acadêmicos com perfil generalista e com percepção crítica da realidade sócio-econômica, cultural e política do país e da região em que vivem. Tem por objeto de estudo as complexas relações entre o homem, o alimento e o meio ambiente, cenário das interações entre os diferentes componentes da cadeia alimentar, e como instrumento de modificação do status quo, a alimentação e nutrição de indivíduos e de diferentes grupos populacionais e etários, sob a ótica da promoção, preservação e recuperação da saúde.

Neste sentido, o Curso de Nutrição da FAT, direcionará a formação de seus acadêmicos, de maneira a capacitá-los a compreender e equacionar as múltiplas variáveis associadas à alimentação e nutrição, por meio de uma visão multisetorial e comunitárias abrangendo grandes áreas do conhecimento humano como as ciências biológicas e da saúde, a tecnologia de alimentos, as ciências sociais e agrárias. Em conjunto, este corpo de conhecimentos adquiridos propiciará ao aluno construir uma base sólida para a aquisição contínua e eficaz de conhecimentos específicos da área de nutrição, contribuindo para a construção e produção de um saber investigativo, crítico e interdisciplinar.

Contribuir com a sociedade por meio da formação de nutricionistas cidadãos, éticos e socialmente responsáveis. Produzir e socializar o conhecimento da Nutrição, a partir do ensino, pesquisa e extensão. Estabelecer parcerias com a comunidade em busca de soluções para problemas locais, regionais e globais. Formar profissionais aptos a desenvolver atividades técnicas e científicas no campo da nutrição e alimentação humana, de modo a promoverem, preservarem e recuperarem a saúde da comunidade, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida de indivíduos e de coletividades.

Missão

Contribuir com a sociedade por meio da formação de nutricionistas cidadãos, éticos e socialmente responsáveis. Produzir e socializar o conhecimento da Nutrição, a partir do ensino, pesquisa e extensão. Estabelecer parcerias com a comunidade em busca de soluções para problemas locais, regionais e globais. Formar profissionais aptos a desenvolver atividades técnicas e científicas no campo da nutrição e alimentação humana, de modo a promoverem, preservarem e recuperarem a saúde da comunidade, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida de indivíduos e de coletividades.

Objetivos do Curso

O curso de graduação em Nutrição da FAT busca promover formação profissional de excelência estruturado nas relações entre o homem, o alimento e o meio ambiente. Nesta tríade busca um cenário de interação entre os diferentes componentes da cadeia alimentar, como instrumento de modificação na alimentação e nutrição de indivíduos e de diferentes grupos populacionais e etários. Para tanto, o curso busca formar profissionais nutricionistas, generalistas, humanistas e críticos, capacitado a atuar, visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.

Perfil do Egresso

O nutricionista a ser habilitado pela Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana (FAT) terá uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com formação técnico-científica no que se refere ao conhecimento dos alimentos e da Nutrição, de forma a ser qualificado para o exercício de planejar, executar e avaliar nutricionalmente o indivíduo trabalhando junto à equipe na prevenção e/ou tratamento de indivíduos através da alimentação. Entendendo a evolução da sociedade e do padrão alimentar, na transformação do perfil nutricional.

Mercado de Trabalho

Para a formação do Nutricionista, há necessidade da contribuição de diferentes áreas de conhecimento, que desenvolvam o saber sobre: o alimento, o homem e a relação entre estes e o meio ambiente. 
Em consonância com a missão da Instituição, o curso de Nutrição, pretende oferecer uma formação humanística de visão abrangente, que habilite o profissional a compreender o meio social, político e cultural no qual estará apto a agregar valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional. Baseando-se nessas prerrogativas, os acadêmicos do curso de Nutrição da Faculdade Anísio Teixeira - FAT, terão a sua formação direcionada para o competente exercício técnico da profissão de nutricionista em todas as suas atribuições práticas e legais.
A atual consolidação do pólo de desenvolvimento e de assitência à saúde e bem-estar social do município de Feira de Santana e região possibilitará que além de receber uma sólida formação em Nutrição Básica, o acadêmico de nutrição da FAT possa estabelecer um importante diferencial em seu currículo em áreas de excelência pretendidas pelo curso, nas quais poder-se-á oferecer maior número de oportunidades sendo estas a área de Ciência e Tecnologia dos Alimentos e de Nutrição e Saúde Coletiva.
No que diz respeito às áreas de atuação do nutricionista, o curso de Nutrição da Faculdade Anísio Teixeira - FAT, estará consonante com o disposto na Resolução n.º 200/98 do Conselho Federal de Nutricionistas, enfatizando aos acadêmicos, sobretudo durante o ciclo de disciplinas profissionalizantes e de estágios obrigatórios e sempre que for conveniente, o conteúdo e os desdobramentos desta resolução e a sua importância para a escolha da área em que cada um dos futuros profissionais almeja atuar.

Atividades Complementares

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394), enfatiza a flexibilidade curricular como elemento articulador da formação dos profissionais e neste sentido, as diretrizes curriculares do Curso de Nutrição recomendam que sejam criados mecanismos de aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo estudante. Para tanto, o curso de Nutrição da FAT tem estruturado o campo das atividades acadêmicas complementares com um percentual de 05% da carga horária total prevista para o curso.
As atividades acadêmicas complementares direcionam-se às necessidades profissionais no âmbito da manipulação de tecnologias, acesso a novas informações e políticas sociais de saúde, integrando conhecimentos dos campos de estudo da ciência da nutrição.
A validade das atividades acadêmicas complementares e o respectivo registro para integrar o histórico escolar do aluno deverá ser regulamentada pelo colegiado do curso de Nutrição e os acadêmicos terão um prazo mínimo de cinco e um máximo de sete anos para realizar suas atividades complementares.
As atividades complementares deverão ser incrementadas durante todo o Curso de Graduação em Nutrição e a FAT proporcionará a seus acadêmicos, mecanismos de aproveitamento de conhecimentos, adquiridos através de estudos e práticas independentes presenciais e/ou à distância.
Desses fazem parte:
• Monitorias e Estágios,
• Programas de Iniciação Científica;
• Programas de Extensão;
• Estudos Complementares;
• Participação em conferências, palestras, seminários, congressos e cursos realizados em outras áreas afins.
A IES irá possibilitar ao aluno, como atividade complementar dos seus estudos, programas específicos de Monitoria, conforme objetivos e regulamentação próprios. Para o curso de Nutrição pretende-se instituir o programa de monitoria até o sexto semestre. Inicialmente as disciplinas contempladas por monitores seriam: - Biologia Celular e Molecular, Anatomia Humana, Bioquímica I e II, Histologia e Embriologia, Técnica Dietética I e II, Avaliação Nutricional I e II. No decorrer das atividades, o colegiado do curso deverá avaliar o desempenho dessas disciplinas assistidas por monitores e propor os reajustes necessários à boa consecução do programa.

Duração Mínima: 8 semestres
Vagas: 100 por semestre (50 matutino / 50 noturno) 
Formação: Bacharelado 
Horário: Matutino e Noturno
Carga Horária de Disciplinas obrigatórias: 3330 h/a 
Carga Horária de Disciplinas Optativas: 90 h/a 
Carga Horária Total do Curso: 3420 h/a
Atividades Acadêmicas Complementares (05% da carga horária total): 340 h/a

 


 Princípios Norteadores da Grade Curricular

1. Evitar o prolongamento desnecessário do curso de graduação, tendo em vista o atual paradigma da educação continuada;
Incentivar uma sólida formação geral, para que o futuro contador possa superar os desafios das renovadas condições do exercício profissional;
2. Estimular práticas de estudos independentes, visando à progressiva autonomia profissional e intelectual do aluno;
3. Valorizar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências fora do ambiente escolar, especialmente as que se refiram à experiência profissional;
4. Fortalecer a articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, bem como os estágios e a participação em atividades de extensão;
5. Contemplar conhecimentos que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais, especialmente as que se relacionem com o semi-árido baiano. 

Configuração da Grade Curricular

A grade curricular do Curso de Nutrição da FAT assume a seguinte configuração:

1º SEMESTRE
Disciplina C/H
Biologia Celular e Molecular 54
Anatomia Humana 72
Introdução aos Estudos da Nutrição 36
Histologia e Embriologia 72
Bioquímica Básica 54
Metodologia de Pesquisa 54
Economia 36
Total 378
2º SEMESTRE
Disciplina C/H
Sociologia e Antropologia 72
Fisiologia Humana 54
Microbiologia geral 54
Doenças Infecciosas e parasitárias de interesse em Nutrição 36
Bioquímica Metabólica 54
Composição de Alimentos 54
Psicologia 36
Imunologia 36
 Total 396
3º SEMESTRE
Disciplina C/H
Patologia Geral 54
Nutrição Humana Aplicada à Dietética I 54
Higiene e Vigilância Sanitária dos Alimentos 36
Microbiologia de Alimentos 54

Bromatologia

54

Segurança Alimentar e Nutricional

36

Tecnologia de Alimentos

54

Epidemiologia e Bioestatística

72
Total 414
4º SEMESTRE
Disciplina C/H
Marketing em Alimentos e Nutrição 36
Avaliação Nutricional 90
Técnica Dietética I 72
Nutrição Humana Aplicada à Dietética II 36
Educação Nutricional e para a Saúde 54
Estudo Experimental dos alimentos 54
Disciplinas optativas 36
Total 378
5º SEMESTRE
Disciplina C/H
Patologia da Nutrição e Dietoterapia I 90
Nutrição Humana Aplicada à Dietética III 36
Nutrição e Saúde Coletiva 54
Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição 90

Técnica Dietética II

54
Total 324
6º SEMESTRE
Disciplina C/H
Farmacologia e Interação Droga e Nutriente 54
Fitoterapia aplicada a Nutrição 36
Administração e Planejamento Estratégico em  Saúde Coletiva 54
Patologias da Nutrição e Dietoterapia  II 72
Ética e Orientação Profissional 36
Disciplinas optativas 54
Trabalho de Conclusão de Curso I 54
Total 306
7º SEMESTRE
Disciplina C/H
Terapia Nutricional 36
Laboratório de Gastronomia e Nutrição 54
Planejamento 54
Administração de custos em Unidades de Alimentação e Nutrição 54
Ambulatório de Nutrição Clínica 72
Suplementação Alimentar na Prática Clínica 36
Solicitação e Interpretação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica Nutricional 36
Trabalho de Conclusão de Curso I 54
Total 342
8º SEMESTRE
Disciplina C/H
Estágio Supervisionado em Nutrição e Saúde Coletiva 216
Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica 216
Estágio Supervisionado em Alimentação Institucional 216
Trabalho de Conclusão de Curso II 54
  702

 

Disciplinas optativas

Do conjunto de disciplinas Optativas, o aluno deve escolher três para completar a carga horária que deve ser integralizada.

Grupo A Carga Horária
Softwares em Nutrição 54
Nutrição Esportiva 54
Nutrição Materno Infantil 54
Padrão de Identidade e Qualidade de Alimentos 36
Atualidades em Nutrição 36
Vigilância Epidemiológica 54
Merenda Escolar 54
LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) 36
Nutrição e sua relação com a Saúde Ambiental e Ecologia 36
Nutrição e  as relações Étnico-Raciais e de Gênero 36
Total 450

 

 

 

 



Estamos atualizando essa seção.



O dimensionamento da carga horária foi estruturado, considerando o semestre composto de 18 semanas, sendo 04h./aulas por turno e disciplinas com 04 horas aulas/semana.


1 º Semestre

2 º Semestre

3 º Semestre

4 º Semestre

5 º Semestre

6 º Semestre

7 º Semestre

8 º Semestre

OPTATIVAS

Estamos atualizando essa seção.

 

 

 

Coordenação:
Morgana Evair Nunes Mendes Lopes

E-mail:
nutricao@fat.edu.br

Telefone:
(75) 3616-9451

FACULDADE ANISIO TEIXEIRA DE FEIRA DE SANTANA
Rua Juracy Magalhães, 222 - Ponto Central - CEP 44032-620 - Feira de Santana - Bahia - Brasil
Telefax: (75) 3616-9451 / E-mail: fat@fat.edu.br
Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001, D.O.U. de 26 de março de 2001.
Webmail