Informações Acadêmicas
Abandono de Curso
O não comparecimento do aluno para realizar a renovação de matrícula dentro do previsto no Calendário Acadêmico configura, automaticamente, o abandono de curso.
Ano Letivo
O ano letivo, independente do ano civil, abrange, no mínimo, duzentos dias, distribuídos em dois períodos letivos regulares, cada um com, no mínimo, cem dias de atividades acadêmicas efetivas, não computados os dias reservados a exames.
O período letivo prolongar-se-á, sempre que necessário, para que se completem os dias letivos previstos, bem como para integral cumprimento do conteúdo e carga horária estabelecidos nos programas das disciplinas nele ministradas.
Cada semestre letivo tem um Calendário Acadêmico distinto, aprovado pelo Conselho Superior de Administração.
No Calendário Acadêmico da Faculdade, elaborado a cada semestre letivo, estão previstos datas e prazos para a realização das atividades acadêmicas da Instituição.
Biblioteca
A FAT dispõe de Biblioteca especializada para os vários cursos oferecidos, que serve satisfatoriamente aos seus docentes, discentes e comunidade em geral, na consulta bibliográfica, e é dirigida por profissional legalmente habilitado.
A consulta e o empréstimo de livros e periódicos, bem como de todo o acervo existente, seu horário de funcionamento e competências têm sua regulamentação em Regimento próprio, aprovado pelo Diretor–Geral.
O software adotado para melhor suporte nos serviços é o SAGRES da tecnotrends, o qual opera automaticamente todas as funções de um centro de informação. Os hardwares foram substituídos para atender às novas necessidades do sistema como forma de ampliar e tornar mais ágeis o acesso e a recuperação da informação.
O sistema possibilita, após uma catalogação do acervo bibliográfico, o consequente acesso ao público leitor e a melhoria da qualidade no atendimento, junto às diversas atividades internas da biblioteca. O sistema é totalmente compatível aos padrões MARC e AACR2 e oferece aos bibliotecários recursos avançados de apoio à aquisição, catalogação, pesquisa, documentação bibliográfica e circulação, bem como aos leitores recursos facilitados de pesquisa bibliográfica.
Além das funcionalidades básicas de catalogação, circulação e consulta de obras, o sistema permite amplo controle do processo de aquisição de publicações, desde o cadastramento das sugestões pelos leitores, cotação de pedidos pelo setor de aquisição junto a fornecedores, fechamento de compras e recebimento dos exemplares. Os usuários podem receber, via e-mail, mensagens sobre a chegada de notificação por atraso na entrega de exemplares, etc.
Cancelamento de Curso
A pedido do aluno, poderá ser deferida solicitação para cancelamento definitivo de seu vínculo com a FAT. Os pedidos de desistência de curso não serão acatados se o aluno estiver inadimplente com as obrigações financeiras junto com a tesouraria da FAT.
O pagamento das parcelas da semestralidade é devido até o mês, inclusive, da solicitação do desligamento. Em caso de desistência de matrícula, no primeiro semestre de ingresso no curso, antes do início das aulas, a FAT restituirá o percentual estabelecido no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais assinado entre as partes.
A desistência definitiva de curso deverá ser solicitada no Serviço de Atendimento ao Estudante – SAE -, mediante preenchimento de Requerimento próprio.
O aluno que pede desistência definitiva de curso somente poderá retornar à FAT mediante novo vestibular.
Colação de Grau
O ato de colar grau é uma formalidade integrante das atividades de conclusão do curso e indispensável para a obtenção do diploma. Apenas o aluno aprovado em todas as disciplinas que compõem o currículo do curso poderá colar grau.
A colação de grau, portanto, dar-se-á de duas maneiras:
a) com solenidade, com planejamento especial, em sessão pública, solene, em dia, local e horário previamente definidos pela Comissão de Formatura e pela Instituição,
b) sem solenidade, na própria Instituição, na presença do Diretor Geral e da Secretária Acadêmica, a qual lavrará a Ata da “COLAÇÃO DE GRAU SEM SOLENIDADE”.
Curso de Férias
Conforme prevê em seu Regimento, a IES poderá oferecer cursos de férias, nos cursos se exigirá:
a) a mesma carga horária letiva regular da disciplina;
b) o mesmo conteúdo programático;
c) os mesmos critérios de avaliação exigidos nas disciplinas ministradas nos períodos letivos regulares.
O Curso de férias, conforme caracterização, é realizado durante o período de férias. O valor de cada disciplina, que é pago no ato da inscrição no SAE, é estabelecido de acordo com o valor da mensalidade do curso.
Será reprovado no curso de férias o aluno que não obtiver a frequência mínima de 75%. Aos Cursos de Férias se aplicam as exigências de frequência às aulas de, no mínimo, 75% e rendimento acadêmico conforme procedimentos da instituição.
Diploma
Após a conclusão do curso e da colação de grau, o aluno formando deverá solicitar no Serviço de Atendimento ao Estudante a confecção e registro do seu diploma.
Não existe um prazo estabelecido para a entrega dos diplomas.
Confira a lista de diplonas disponíveis no NUCED
Dispensa de disciplina ou aproveitamento de estudos
Dispensa de disciplina ou aproveitamento de estudos cursados pelo aluno da FAT em outra instituição congênere de ensino superior ou em outro curso / habilitação da própria FAT.
A solicitação de dispensa deverá ser feita no SAE, dentro do prazo estabelecido no Calendário Acadêmico, através de Requerimento próprio, onde o aluno indicará a(s) disciplina(s) de que deseja ser dispensado. No ato da solicitação, o requerente deverá anexar o original do Histórico Escolar e os Programas das Disciplinas cursadas pelo aluno.
A solicitação de aproveitamento de estudos poderá ser deferida desde que o conteúdo programático e a carga horária das disciplinas cursadas sejam compatíveis com as disciplinas de que o aluno deseja ser dispensado.
Veja a resolução que regulamenta a dispensa no link do NAPE
Exame Nacional de Cursos - ENADE
É um dos elementos utilizados para avaliar as instituições e os cursos de nível superior em relação à qualidade e à eficiência das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
A inscrição do graduando é de responsabilidade exclusiva da Instituição. Cabe, porém, ao aluno procurá-la para atualizar os dados pessoais.
O Exame acontece anualmente, e a data de realização, bem como os cursos a serem avaliados, são definidos, um ano antes, pelo Ministério da Educação.
Os resultados individuais são encaminhados exclusivamente ao estudante.
Por ser condição obrigatória para obtenção do diploma, o Exame Nacional de Cursos deve ser prestado por todos os alunos dos cursos avaliados e que estejam em vias de concluir a graduação durante o ano letivo.
Frequência
É obrigatória a frequência às aulas nos 100 (cem) dias letivos semestrais, como estabelece o Art. 47, da Lei Federal 9394/96. É, portanto, fundamental à observância dos horários de aulas, sendo considerado reprovado o aluno com frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária de cada disciplina em que está matriculado.
Iniciadas as aulas, o aluno deve verificar se o seu nome consta nas cadernetas das disciplinas nas quais se matriculou. Caso contrário, deverá procurar a Secretaria do seu Curso para os esclarecimentos necessários.
Apenas os alunos cujos nomes constem na Caderneta terão registro de frequência e poderão realizar as avaliações previstas.
É expressamente proibido ao aluno frequentar aulas em turma diferente daquela especificada na sua Proposta de Matrícula Acadêmica, mesmo que a disciplina e o professor sejam os mesmos.
Justificar Faltas
Na forma do Decreto-Lei nº 715, de 30 de julho de 1969, serão abonadas apenas as faltas de alunos militares, desde que antecipadamente comunicadas pelo respectivo Comando e quando a situação se enquadrar em uma das seguintes hipóteses: Convocação para exercícios ou manobras militares, mesmo em se tratando de reservista Convocação para exercícios militares ou participação em cerimônias cívicas, inclusive do pessoal integrante da reserva Competições internacionais, na condição de atletas. Em se tratando de qualquer outra justificativa de falta, o estudante deverá procurar a Coordenação do Curso.
Matrícula inicial e renovação de matrícula
A Matrícula Inicial é o processo pelo qual o aluno se vincula à Instituição e ao curso. A Renovação de Matrícula é o processo pelo qual o aluno, a cada semestre, renova seu vínculo com a Faculdade e com o curso.
A matrícula inicial, através da qual o aluno se vincula à Faculdade e ao Curso, é feita na forma do Edital de Matrícula e do Manual do Candidato, observada a classificação no processo seletivo (concurso vestibular).
A renovação de matrícula é feita a partir do segundo semestre letivo do aluno na Instituição. Para renovar para o semestre seguinte, o aluno deverá ter sido aprovado em pelo menos uma disciplina do semestre anterior e cumprir o prazo estabelecido no Calendário Acadêmico.
Monitoria
Consiste em atividade de caráter pedagógico, desenvolvida pelo aluno-monitor com estudantes de uma determinada disciplina, visando a estimular o interesse pela docência e pela iniciação científica, bem como propiciar a interação entre os alunos no processo de aprendizagem.
Processo Seletivo
A admissão aos cursos de graduação e outros oferecidos pela FAT far-se-á após processo seletivo aberto a candidatos que comprovem a conclusão do ensino médio ou equivalente.
Os critérios e normas do processo seletivo referido anteriormente, e destinado à seleção e admissão de estudantes, levarão em conta os efeitos desses critérios e normas sobre a orientação do ensino médio, sem ultrapassar esse nível de complexidade, dentro do estrito limite das vagas oferecidas para os cursos de graduação.
A avaliação da formação anterior poderá incluir, além do exame de conhecimentos comuns às diversas formas de escolaridade do ensino médio, por meio de provas escritas, a análise do histórico escolar do candidato no ensino médio ou outra forma de avaliação legalmente reconhecida.
As inscrições para o processo seletivo são abertas em edital, do qual constarão: os cursos e habilitações oferecidos com as respectivas vagas e turnos; os prazos de inscrição; a documentação exigida para a inscrição; a indicação do local e horários das provas; os critérios de classificação e de desempate; a documentação necessária à matrícula, no caso de classificação final, além das demais informações e requisitos úteis aos candidatos, os quais por eles devem ser observados.
Regime Disciplinar
Os alunos estarão sujeitos às seguintes penalidades disciplinares:
I. Advertência verbal, por:
a) desrespeito ao Diretor-Geral, a qualquer membro do corpo docente ou a qualquer membro do corpo técnico-administrativo e de apoio;
b) ocupar-se, durante as aulas, em qualquer outro trabalho estranho às mesmas;
c) tomar parte, dentro do estabelecimento, de manifestações ostensivas a pessoas ou instituições;
d) distribuir boletins de qualquer natureza, no recinto do estabelecimento, e publicar jornais em que esteja ou não envolvido o nome da FAT, de professores ou funcionários, sem autorização do Diretor-Geral; e
e) sair da sala de aula sem permissão do professor.
II. Repreensão, por:
a) reincidência nas faltas previstas no item I;
b) ofensa ou agressão a outro aluno; e
c) danificação do patrimônio da FAT, caso em que, além da pena disciplinar, fica na obrigação de indenizar o dano.
III. Suspensão, por:
a) reincidência nas faltas previstas no item II;
b) ofensa ao Diretor-Geral, ao Diretor Acadêmico, ao Diretor do Instituto Superior de Educação, aos professores e funcionários ou a membros da Direção Geral da FAT ; e
c) prática de atos desonestos, incompatíveis com a dignidade da instituição.
IV -Desligamento, por:
a) reincidência nas faltas previstas no item III;
b) agressão ou ofensa grave ao Diretor-Geral, professores e funcionários da FAT ou a membros da Diretoria da entidade Mantenedora;
c) prática de atos desonestos ou delituosos e / ou ofensivos à moral e aos bons costumes, dentro ou fora do estabelecimento, incompatíveis com a dignidade da instituição; e
d) incitação à greve ou prática de atos subversivos, dentro ou fora do estabelecimento.
§1º são competentes para aplicação das penalidades:
I. de advertência: o Diretor-Geral, o Diretor Acadêmico, o Diretor do Instituto Superior de Educação e os Coordenadores de Curso; e
II. de repreensão, suspensão e desligamento: o Diretor-Geral.
§2º Da aplicação das penalidades de suspensão e desligamento, caberá recurso, com efeito suspensivo, ao Conselho Superior de Administração, ouvido o Conselho Acadêmico.
O registro da penalidade aplicada é feito em documento próprio e não constará do histórico escolar do aluno.
Regime excepcional ou exercícios domiciliares
É assegurado aos alunos amparados por normas legais o direito a tratamento excepcional, com dispensa de frequência regular, em conformidade com as regras e condições constantes do Regimento da FAT.
Segunda Chamada
Avaliação extraordinária, de caráter individual, não integrante da semestralidade, realizada a pedido do aluno, em substituição à avaliação regular, à qual ele não tenha comparecido por motivo justo, devidamente comprovado.
Sistema de Avaliação FAT
RESOLUÇÃO CONSAC 003/2012 - Regulamento do Sistema de Avaliação da Aprendizagem dos cursos de graduação
Veja no link do NAPE > Resoluções
Solicitação de documentos no SAE (Serviço de Atendimento ao Estudante)
O aluno da FAT poderá solicitar no Serviço de Atendimento ao Estudante – SAE -, através de requerimento próprio, documentos que comprovem seu vínculo com a Instituição ou qualquer outro documento. O pré-requisito fundamental para a solicitação é o vínculo do estudante com a FAT.
- Atestado de Aprovação no Vestibular
- Programas de Disciplinas
- Certificado de Conclusão de Curso
- Certidões e Histórico Escolar
A solicitação de documentos deverá ser feita na Secretaria da Unidade de Ensino do Curso, mediante preenchimento do Requerimento para Assuntos Acadêmicos, no qual se indique a opção desejada, além de pagamento da taxa correspondente. Dentro do prazo estipulado pela Secretaria, a entrega dos documentos será feita mediante apresentação da guia de pagamento devidamente quitada.
Taxas
O Diretor Geral da Faculdade Anísio Teixeira, no uso de suas atribuições e tendo em vista a necessidade de uniformizar procedimentos no Serviço de Atendimento ao Estudante –SAE-, fixa as seguintes taxas:
Item | Descrição | Valores em R$ |
1 | Atestados | 15,00 |
2 | Certificados de Pós-graduação | 110,00 |
3 | Declaração de quitação financeira e sub-judice | 15,00 |
4 | Declaração para CRC (isento p/ pedido de diploma Pergaminho) | 15,00 |
5 | Declaração para Imposto de Renda | 5,00 |
6 | Declarações Secretaria Acadêmica | 15,00 |
7 | Diploma simples | 0,00 |
8 | Diploma em Pergaminho (incluso taxa de registro) | 220,00 |
9 | Taxa de Registro de Diploma (UFBA) | 40,00 |
10 | Histórico Escolar | 15,00 |
11 | Matrícula fora do prazo estabelecido no Calendário Acadêmico | 200,00 |
12 | Multa Biblioteca (por dia, por livro) | 2,00 |
13 | Pedido de Mudança de curso (pagamento na solicitação) | 100,00 |
14 | Pedido de Mudança de turno (pagamento na solicitação) | 100,00 |
15 | Pedido de Reintegração de aluno | 50,00 |
16 | Pedido de Transferências (externa) | 30,00 |
17 | Programa de Disciplina (por período semestral) | 15,00 |
18 | Revisão de Prova (por prova) | 30,00 |
19 | Segunda chamada de Prova (por prova) | 100,00 |
20 | Segunda chamada de Prova Final (por prova) | 100,00 |
21 | Segunda Via de boleto de pagamento | 2,00 |
22 | Segunda Via de Certificados de Pós-graduação | 160,00 |
23 | Segunda Via do Cartão de acesso | 20,00 |
24 | Segunda Via do Diploma (Pergaminho) | 250,00 |
25 | Segunda Via do Diploma simples | 100,00 |
26 | Segunda Via do Manual do Aluno | 10,00 |
Esta Portaria entra em vigor, a partir do dia 11 de fevereiro de 2008, revogadas as disposições em contrário.
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC - integra o Projeto Pedagógico de um significativo número de cursos da FAT. Esses trabalhos constituem atividades acadêmicas fundamentais para a construção, renovação, recriação e atualização do conhecimento. As atividades de Trabalho de Conclusão de Curso obedecem ao disposto na Resolução de nº 002/99 do Conselho de Ensino e Pesquisa.
Trancamento da Matrícula
É concedido ao aluno da FAT trancamento de matrícula para efeito de manter-lhe a vinculação com a FAT. O trancamento de matrícula deverá ser requerido dentro do prazo estabelecido no Calendário Acadêmico. No requerimento de trancamento de matrícula deve constar, expressamente, o período de tempo de trancamento, o qual não pode ultrapassar dois anos letivos.
Transferência Externa e Matríula Especial
O preenchimento de vagas através de Matrícula Especial ou Transferência Externa obedece às disposições de Edital específico no qual estão estabelecidos a forma de seleção e os requisitos para participação no processo seletivo.
Transferência Interna de Curso
O regimento interno da Instituição admite transferência interna de curso, de habilitação ou de turno.
Veja a resolução em NAPE > Monitoria > Outros arquivos clicando aqui.
Transferência para outra IES
A solicitação de transferência para outra Instituição de Ensino Superior deverá ser feita no Serviço de Atendimento ao Estudante – SAE -, e deverá o aluno estar matriculado na Instituição.
Calendário Acadêmico
Clique no calendário abaixo (formato PDF).
Calendário Acadêmico 2023.2Calendário Acadêmico 2023.1
Calendário Acadêmico 2022.2
CALENDÁRIO ACADÊMICO 2022.1
Calendário Acadêmico 2021.2
Calendário Acadêmico 2021.1
Calendário Acadêmico 2020.2
Calendário Acadêmico 2020.1
Calendário Acadêmico 2019.2
Calendário Acadêmico 2019.1
Calendário Acadêmico 2018.2
Calendário Acadêmico 2018.1
Calendário Acadêmico 2017.2
Calendário Acadêmico 2017.1
Editais
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Edital 15/2023 - Transferências externas e matriculas especiaisEdital transferências externas e matriculas especiais 2023.2
Edital Vestibular 2023.1
Edital nº 010/2022 de Processo Seletivo para Transferência Externa, e Matrícula Especial.
Edital 006/2022 - Vestibular Fat 2022.2
Edital nº 005/2022 de Processo Seletivo para Transferência Externa, e Matrícula Especial.
Horários
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Hor�rio Veterin�ria 2020.1Hor�rio Psicologia 2020.1 - Noturno
Hor�rio Psicologia 2020. 1 - Matutino
Hor�rio Nutri��o 2020.1 Noturno
Hor�rio Nutri��o 2020.1 Matutino
Hor�rio Geral 2020.1
Hor�rio Enfermagem 2020.1 Noturno.xls
Hor�rio Enfermagem 2020.1 Matutino
Salas
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Distribui��o das Salas 2020.1distribuição das Salas para o semestre 2019.2